Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Dia Nacional da Construção Social registra 42,3 mil atendimentos em SC

Evento, realizado simultaneamente em Joinville, Brusque e Blumenau, destacou a importância da participação dos pais na educação dos filhos. Iniciativa foi promovida pelo SESI, CBIC e Sindicatos da Construção e dos Trabalhadores do setor

Florianópolis, 18.08.2018 – Com o slogan “O Futuro dos Nossos Filhos”, a 8ª edição do Dia Nacional da Construção Social (DCNS), registrou mais de 42,3 mil atendimentos em Santa Catarina. O evento, que ocorreu simultaneamente em Joinville, Brusque e Blumenau, reuniu nas três cidades cerca de 4,7 mil pessoas. Trabalhadores do setor e comunidade tiveram acesso a serviços gratuitos nas áreas de saúde, lazer, educação e cidadania, além de atividades recreativas, esportivas, culturais e participação em sorteio de brindes. 

Nos três municípios o SESI deu destaque à Saúde e Segurança. A entidade ofereceu aos trabalhadores uma experiência com a plataforma Seif, que faz monitoramento de risco e gestão de informações de SST, além de auxiliar no planejamento, gestão, cumprimento e registro das ações de Segurança e Saúde no Trabalho em canteiros de obra. Também foi apresentado o Guidoo, uma plataforma digital para trabalhadores receberem orientações de saúde a distância. Nessa solução de telessaúde, em fase de testes com algumas empresas do Estado, os usuários contam com atendimento individualizado de profissionais de saúde e a eles são direcionadas dicas de saúde adequadas a seus perfis, interesses e necessidades. 

Os trabalhadores ainda puderam participar de uma experiência de realidade virtual, que permitiu ao usuário perceber, de forma sensorial e imersiva, os riscos associados ao trabalho em altura, favorecendo a conscientização e promoção de comportamentos seguros nos ambientes de trabalho. A população também fez teste de glicemia, aferição da pressão arterial, orientação nutricional, massoterapia, maquiagem, corte de cabelo e barbearia, emissão de identidade, entre outros. 

Joinville 

Em Joinville o Dia Nacional da Construção Social (DNCS) reuniu 2.496 pessoas no SESC, onde 18.388 atendimentos foram realizados nas áreas de saúde, educação, segurança, cidadania, cultura, bem-estar, lazer e esporte. A diretora  regional do SESI, Geysa Francisco Finilli, disse que a iniciativa consolida o setor como símbolo de responsabilidade social. "É muito importante essa parceria realizada pelo SESI com mais 40 entidades, que incentiva e valoriza a participação das pessoas nesta tarde de sábado", destacou.
 
A professora Maria Janiere Pereira, junto com o marido Aclecio e o filho Tales (4 anos), curtiram as atrações do evento. "Nós gostamos bastante porque tem atividades que nem sempre temos oportunidade de contar no dia a dia. E os prêmios são uma atração a mais”, falou. Já Maria Sebastiana de Barros não conhecia o Dia Nacional da Construção Social. "Vim para acompanhar uma amiga que se apresentou aqui. Aproveitei e trouxe meu filho Ítalo (11 anos) e seu amigo Rafael (8 anos). Não esperava que tivesse tantas opções de serviços", disse.
 
Brusque  

Em Brusque foram realizados mais de 9 mil atendimentos e cerca de 1,1 mil pessoas passaram pelo evento. Patriqui José de Andrade trabalha numa madeireira e veio ao evento trazer as filhas Larissa (3 anos) e Bruna (10 anos). “Este é o primeiro ano que venho ao Dia Nacional da Construção Social e trouxe minhas filhas porque soube das inúmeras atividades que tem aqui. Elas se divertiram muito e eu aproveitei para fazer alguns exames”, disse.
 
“Para as entidades da FIESC que participam do evento é muito importante mostrar o trabalho que realizamos voltados às novas tecnologias, à saúde do trabalhador e, principalmente, os cursos que oferecemos preparando os jovens para a indústria 4.0, que é futuro”, lembrou o vice-presidente da FIESC no Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer. O SESI ainda ofereceu oficinas de robótica e de ciências. Já o SENAI montou um circuito com kart  elétrico, que foi projetado e produzido pelos alunos da instituição, o Conecte, nova metodologia de ensino médio oferecido pela entidade no Estado, além de um espaço interativo com jogos e oficinas e um o espaço de tecnologia voltado à Indústria 4.0 com impressora 3D, realidade aumentada e um braço robótico.  
 
Blumenau 

Em Blumenau, 1.080 mil pessoas participaram do evento e aproveitaram as atrações e serviços oferecidos gratuitamente. Mário de Souza foi ao DCNS ao lado do filho, que aproveitou as atrações montadas para as crianças. “O evento superou nossas expectativas, tudo muito organizado e divertido, gostamos muito de ter participado”, comenta. Um dos destaques foi a experiência de realidade virtual oferecida pelo SESI, que permitiu aos usuários perceber, de forma sensorial e imersiva, os riscos associados ao trabalho em altura. 

O DNCS ocorre anualmente em todo o país e reúne empresas, entidades, líderes setoriais, trabalhadores e seus familiares em um grande evento que promove qualidade de vida por meio de ações em saúde, educação, lazer e cidadania. Em 2017, 31 municípios do Brasil receberam o evento simultaneamente. Promovido pela CBIC, por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), e pelo SESI Nacional, o evento conta com apoio especial do Seconci-Brasil e, no nível local, com o apoio dos Sindicatos das Indústrias da Construção (Sinduscons) e das unidades do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconcis).

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.