Opinião: Persistência na falta, por Glauco José Côrte

Confira artigo do presidente da FIESC publicado no jornal Notícias do Dia no final de semana (14 e 15 de julho).

No momento em que o país mergulha no processo para eleger o próximo presidente da República, o tema “controle das contas públicas” não deve se esgotar. Precisa ser considerado um recado aos candidatos, dado pelas classes produtoras, pelas famílias e por todos que se importam com um Brasil mais próspero.

Aparício Torelly, o Barão de Itararé, intelectual do século passado, tem uma frase que se aplica ao principal erro dos governos no Brasil, que é a falta de persistência no controle dos gastos públicos: “O problema não é a falta de persistência do governo e sim a persistência na falta”, dizia ele.

A persistência na falta de controle dos gastos públicos provocou a crise atual e tem como sua principal consequência a redução dos investimentos necessários para o desenvolvimento, tanto os públicos, quanto os privados. Em 2017, o investimento público representou apenas 2% do PIB, o mais baixo das duas últimas décadas. Como o investimento total, público e privado, atingiu pouco menos de 16% do PIB, constata-se que é o setor privado que detém a maior parcela: quase 14%, sendo 4% de origem externa (dados da Instituição Fiscal Independente).

Santa Catarina tem um grande diferencial. Trata-se da Investe SC, uma associação entre a FIESC e o governo. Quatro anos de atuação resultaram na implantação de 14 novas empresas, com a criação de mais de 4 mil empregos. A instalação de oito outras encontra-se em curso e mais 27 companhias estão em fase de negociação. As empresas que já se encontram em operação investiram mais de R$ 2 bilhões. São recursos que, somados aos investimentos de quem já opera aqui, contribuem para justificar o desempenho da economia catarinense acima da média nacional.

Nos primeiros cinco meses do ano, a indústria catarinense abriu, em média, 155 vagas de trabalho por dia. De cada quatro novos postos de trabalho no setor em todo o Brasil, um foi gerado no Estado. Ao complementar o nosso parque fabril atraindo novos projetos, a Investe SC ajuda a solidificar um modelo de desenvolvimento que traz resultado. É a persistência no acerto.