Na Jornada, FIESC promove o 5º Diálogo com Sindicatos

No encontro, realizado na noite desta quinta-feira (28), em Florianópolis, SIMMMEB, de Blumenau, Sinduscon, de Joinville, e Sinfiatec, de Rio do Sul, receberam o Prêmio Melhores Práticas Sindicais

Florianópolis, 29.6.2018 – A FIESC realizou o 5º Diálogo com Sindicatos na noite desta quinta-feira (28), iniciativa que integra a Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense. “A integração entre os sindicatos é importante pois promove a troca de conhecinento entre as entidades. E isso ganhou mais relevância com a modernização das leis do trabalho”, afirmou o 1º vice-presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, que conduziu a reunião que contou com a participação de mais de 100 representantes de sindicatos associados à entidade.

No encontro, a Federação também reconheceu os sindicatos que obtiveram as melhores classificações na fase estadual do Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais. O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau e Pomerode (SIMMMEB) ficou com a primeira posição e teve duas práticas reconhecidas: a criação de um novo polo econômico e a implantação do Modelo de Excelência da Gestão Sindical (PEGS). O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (Sinduscon) ficou com a segunda colocação, com a prática Dia Nacional da Construção Social 2017, e o Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Confecção e do Vestuário do Alto Vale (Sinfiatec), de Rio do Sul, ficou na terceira colocação, com a prática Sinfiatec Eco Responsável. A iniciativa é da FIESC e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e tem o objetivo de valorizar e divulgar ações que contribuam para o fortalecimento dos sindicatos empresariais da indústria.

A etapa estadual do prêmio recebeu a inscrição de 43 práticas de 19 sindicatos filiados à Federação. Participaram entidades de diversos segmentos. Entre eles, construção civil, informática, madeira, mobiliário, plástico, panificação e confeitaria, confecção e vestuário, mecânico e material elétrico e químicas. A ação integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e o Programa de Excelência da Gestão Sindical (PEGS).