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No Panamá, FIESC inicia participação na Expocomer

Entidade também realizou seminário em que debateu investimentos. A delegação brasileira visitou o Porto de Manzanillo, a Zona Livre de Colón e a extensão do Canal do Panamá

Florianópolis, 28.2.2018 – Os integrantes da missão empresarial brasileira ao Panamá participaram da abertura da Expocomer, na Cidade do Panamá. A feira, dirigida a 50 milhões de consumidores, distribuídos entre América Central, Caribe, África e Europa, é o único evento multissetorial do Panamá e o mais importante da América Latina e Caribe. A missão é realizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Apex-Brasil, e liderada pelo vice-presidente regional da Federação, Célio Bayer. O grupo é integrado por representantes de indústrias de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nesta edição, a feira conta com cerca de 600 expositores de 70 países. Empresas brasileiras vão participar de rodadas de negócios com compradores internacionais.

Bayer salienta que o grupo também participou de seminário de oportunidades de parcerias e investimentos, com a presença do embaixador do Brasil no Panamá, Flávio Helmold Maciera. “No seminário foram colocadas as oportunidades que o Brasil e, notadamente, Santa Catarina podem prospectar no Panamá e na América Latina, porque o Panamá é porta de entrada para os demais países. A missão está sendo exitosa e os contatos relevantes. Certamente muitos negócios poderão ser prospectados pelos integrantes da delegação”, avalia.

O grupo também visitou o Porto de Manzanillo, a extensão do Canal do Panamá e a Zona Livre de Colón, a maior zona franca das américas e a segunda maior do mundo. Compreende cerca de 2 mil empresas dos mais variados setores industriais, como L’Oréal, Sony, Adidas, Electrolux, Huawei, Bosch e Coca Cola. Possui infraestrutura completa e sistema logístico multimodal, com acesso a terminais rodoviários, marítimos e aeroviários para América, Ásia, Oceania, Europa e África. A movimentação comercial registrada em 2016 foi de US$ 19,6 bilhões. “Tivemos nessa missão importantes contatos nas visitas que realizamos. No caso da Zona Livre de Colón, conhecemos as oportunidades oferecidas para quem quer estabelecer comércio nessa região”, disse Bayer.

A missão tem o objetivo de prospectar oportunidades de negócios e parcerias no Panamá e na América Central, fortalecer a rede de relacionamento, incrementar as transações comerciais e monitorar tendências por meio de visitas à feira, a instituições e a empresas panamenhas.

 

Indústria News

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