Setor da construção tem espaço para avançar e retomar o crescimento

Em cerimônia de posse da nova diretoria do Sinduscon de Joinville, presidente da FIESC destacou a importância do segmento para a economia

Joinville, 14.6.2016 – O setor da construção civil torna-se cada vez mais importante para o desenvolvimento nacional, sendo um dos principais alicerces que sustentam o progresso, criam empregos, renda e promovem situações de bem-estar para a sociedade, afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte. Ele participou da cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (Sinduscon) para o período 2016-2018, que será liderada pelo empresário Mario Cezar de Aguiar, 1º vice-presidente da FIESC.

Na solenidade, realizada na noite desta terça-feira (14), em Joinville, Côrte disse ainda que “a cadeia produtiva da construção atua como propulsora da economia e quando enfrenta dificuldades como as atuais, provoca crises econômicas de grandes proporções. “Apesar das dificuldades que o país enfrenta, a inciativa privada não se recolheu e não cruzou seus braços. Pelo contrário. Sua pauta é propositiva e, certamente, ajudará o país a sair mais rapidamente da crise”, disse.

“Proponho aos meus pares total dedicação para corresponder a essa manifestação de confiança. Assumo com orgulho a presidência do Sindicato e o faço pela segunda vez, porque tenho, por princípio, que devo oferecer à sociedade parte daquilo que dela recebi. É dever de justiça enaltecer a saudável e eficiente gestão da diretoria que hoje nos transfere o comando.  Aliás, essa tem sido a herança deixada pelas diretorias que estiveram à frente do Sinduscon nos últimos anos e que o transformaram num fórum de discussão de assuntos de interesse do setor”, afirmou Aguiar em seu discurso de posse.

Em seu pronunciamento, o presidente da FIESC ressaltou que o setor da construção tem muito espaço para avançar e retomar o crescimento vigoroso, observado nos últimos anos. “A FIESC e suas entidades, representadas pelo SESI, SENAI e IEL e por sua Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção Civil, reitera o seu propósito de apoio incondicional ao setor”, afirmou, enaltecendo a trajetória de Aguiar. “Registro a minha satisfação em tê-lo como companheiro leal, íntegro, objetivo, dedicado e competente na gestão do Sistema FIESC desde o início. Trabalhamos juntos, razão pela qual reconheço, enalteço e agradeço a participação nas decisões e iniciativas mais relevantes”, declarou Côrte.

Dados: O Produto Interno Bruto (PIB) do setor da construção civil catarinense representa cerca de 6% do total estadual, praticamente igual à representatividade do setor no PIB brasileiro. Santa Catarina é o nono Estado em número de empregos no segmento, com participação próxima de 4% no total nacional. Com quase 9 mil trabalhadores diretamente ligados à construção, Joinville se destaca como o segundo município com maior representatividade de empregos no setor do Estado. Em número de estabelecimentos, o município ocupa a primeira colocação em Santa Catarina, com mais de 1,3 mil no grupo construção.