Lages realiza formatura do programa Novos Caminhos e encerra ciclo 2018

Na Serra, 16 adolescentes receberam certificados de conclusão dos cursos realizados este ano; no total, 265 jovens participaram das solenidades de formação em todo o estado

Florianópolis, 13.12.2018 – A certificação de 16 jovens atendidos por serviços de acolhimento da região da Serra Catarinense encerrou o ciclo de formaturas do programa Novos Caminhos deste ano. O evento foi realizado nesta quarta-feira (12), no auditório do SENAI, em Lages. Em todo o estado, 265 adolescentes concluíram formações oferecidas por meio do programa.

Emocionada, Laura Vitória Soares, de 17 anos, conta que teve uma infância difícil, foi acolhida e agora faz planos. Ela mora com a avó e trabalha em um supermercado há cinco meses. Depois de participar do Novos Caminhos muita coisa mudou. Mais confiante, tem mapeadas três possíveis escolhas profissionais: direito, odontologia e medicina veterinária. “Foi uma experiência completamente diferente. Fiz coisas que não sabia que tinha capacidade, comecei a me admirar mais e acreditar no meu potencial. Estou extremamente feliz e agradecida”, falou.

“Aos 18 anos, eles precisam sair das casas de acolhimento e de alguma forma se manter. Com esse encaminhamento, as coisas podem se tornar mais fáceis”, reforçou o juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Lages, Ricardo Alexandre Fiúza, ao reafirmar a importância do programa.

Os adolescentes participaram de diversos cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares que os qualificaram para o mercado de trabalho. A formação profissional é oferecida por SESI, SENAI, IEL e Senac.

O vice-presidente regional da FIESC, Israel Marcon, lembrou como o programa começou e o quanto foi transformador para muitos adolescentes que passaram por ele. “Me questionam se devemos continuar e a minha resposta é sempre a mesma: sim. Enquanto tivermos parceiros fortes e profissionais empenhados, levaremos adiante a ideia de oferecer condições de uma vida melhor a eles”, frisou.

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), junto à Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomercio) e Fundação ESAG.

Com informações da Catarinas Comunicação.

48 | 3231 4244
imprensa@fiesc.com.br