Indústria de SC busca referências internacionais em saúde do trabalhador

SESI/SC e Tecnoblu, de Blumenau, participam da edição 2018 do Global Healthy Workplace Awards & Summit, que apresenta as melhores práticas mundiais de promoção da saúde no ambiente de trabalho

Florianópolis, 5.9.2018 – O SESI, entidade da FIESC, e a Tecnoblu, indústria têxtil de Blumenau, participam esta semana do Global Healthy Workplace Awards & Summit 2018. O encontro mundial reúne representantes de diversos países para discutir saúde, qualidade de vida e produtividade no ambiente de trabalho, além de conhecer as melhores práticas mundiais de promoção de saúde em ambientes corporativos. O evento, que terá participação do SESI/SC, será realizado em Bergamo, na Itália, de 6 a 7 de setembro. No encontro, a entidade também apresenta projetos originados a partir da Aliança Saúde Competitividade.

SESI

A Aliança Saúde Competitividade visa ao engajamento e a participação de lideranças empresariais, acadêmicas, políticas e da sociedade na promoção da saúde e de ambientes seguros para o trabalho, sensibilização e mobilização, além de reposicionar o tema como um dos fatores estratégicos para a competitividade da indústria. O diretor de Saúde do SESI, Marco Goetten, fará relato das ações desenvolvidas desde sua criação, em 2016. Dentre os trabalhos desenvolvidos estão os 15 workshops realizados em todas as regiões do Estado, que consolidaram e priorizaram as necessidades das indústrias relacionadas ao tema. Mais de 600 pessoas participaram dos encontros.

O SESI ainda apresentará a plataforma Seif, que faz monitoramento de risco e gestão de informações de SST, além de auxiliar no planejamento, gestão, cumprimento e registro das ações de Segurança e Saúde no Trabalho em canteiros de obra. Também será apresentado o Guidoo, uma plataforma digital para que indústrias de qualquer porte possam começar um Programa de Qualidade de Vida de forma simples, divertida e gamificada. As duas plataformas já estão em testes em indústrias de Santa Catarina.

“Gestão para Saúde e Segurança e Gamificação são temas em alta no universo dos Programas Corporativos de Saúde e Segurança, então, mais do que apresentar nossas inovações, o principal objetivo é obter feedbacks e contribuições de profissionais reconhecidos mundialmente”, explica Goetten.

Tecnoblu

As ações de saúde, segurança e qualidade desenvolvidas pela Tecnoblu foram desenhadas a partir do diagnóstico realizado pelo SESI em 2011. “São ações isoladas e coletivas que vão desde a coleta de dados de saúde de cada uma das pessoas até um amplo programa voltado a melhoria das condições de trabalho. Temos a parceria do SESI nessas atividades. Um ambiente de trabalho saudável proporciona um colaborador motivado, menor índice de faltas e maior retenção”, fala Sérgio Pires, diretor da Tecnoblu, sobre as iniciativas de saúde desenvolvidas dentro da empresa.

De acordo com Pires, investimentos na área da saúde e da preservação de um bom ambiente de trabalho retornam para a companhia com grande assertividade. “Acreditamos que é um diferencial não só para a indústria, mas principalmente, para a equipe que trabalha conosco. Investimos continuadamente na melhoria das condições de trabalho, dando chances para que os colaboradores participem de diversas atividades realizadas ao longo do ano, sempre voltadas para a preservação da saúde e melhoria das condições de vida dos colaboradores e suas famílias”, afirma.

Global Healthy Workplace

Esta é a sexta edição do evento, que já foi realizado em Londres, Shanghai, Florianópolis, Washington e Singapura. Além dos debates com conferencistas internacionais e participantes de diversos países, o Global Healthy conta com a premiação de iniciativas empresariais que melhor promovem a qualidade de vida do trabalhador em âmbito internacional.