Entidades parceiras querem ampliar empregabilidade de jovens do Novos Caminhos

Em encontro com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), FIESC e Tribunal de Justiça destacaram importância de sensibilizar empresários para a contratação desses jovens

Florianópolis, 8.3.2019 – Fortalecer o programa “Novos Caminhos”, iniciativa que incentiva a profissionalização de jovens entre 14 e 18 anos acolhidos em casas de apoio. Essa foi a pauta do encontro do presidente da OAB/SC, Rafael Horn, com a coordenadora Estadual da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargadora Rosane Portella Wolff, com a coordenadora de Eventos da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e o vice-presidente, Andréa da Silva e Alcides Aguiar, respectivamente, e Maria Antônia Amboni da área jurídica da FIESC.

Anunciando a nova diretriz de participação da OAB no programa, Horn designou o advogado Leandro Canavarros para ser o representante da entidade no projeto. “Vamos intensificar nossa participação para a criação de uma rede em todo o Estado, por meio das nossas 49 subseções”, afirmou.

Projetando a participação da seccional da catarinense, Canavarros destaca o principal foco da entidade neste primeiro momento. “Vamos dar capilaridade e publicidade neste tema para sensibilizar os empreendedores a oportunizarem a vaga de primeiro emprego aos jovens atendidos pelo programa”, adiantou.

“Estamos à disposição e queremos reforçar essa parceria no nosso programa, pois a presença da OAB será fundamental para que possamos fortalecer essa iniciativa que atende jovens em 58 municípios em todo o Estado. Temos um exército trabalhando para que esse programa cresça, se fortaleça e permaneça”, reforçou Rosane.

Novos Caminhos – Iniciado em 2013, o principal foco do Programa é proporcionar aos adolescentes em Serviços de Acolhimento a participação em atividades socioeducativas que favoreçam mudanças no seu comportamento e potencializem a aquisição de competências para inclusão no mundo do trabalho.

Ao ingressarem no Novos Caminhos, os adolescentes são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, qualificação, profissionalização e atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pela FIESC (SESI e SENAI) e Fecomércio-SC (SENAC), respeitando os interesses e o perfil de cada adolescente.

A iniciativa é resultado de uma parceria da FIESC com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, por meio da Ceij, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação Esag (Fesag).

Com informações da Assessoria de Comunicação da OAB/SC

imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244