Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Virada da Saúde Floripa se encerra neste domingo (1º) na Capital

Até 1º de maio, atividades gratuitas reúnem moradores em diferentes pontos da cidade

Florianópolis, 28.04.2016 – Esta semana, mais do que nunca, Florianópolis respira saúde. Pela primeira vez, a capital recebe a Virada da Saúde – evento que mobiliza a população em grandes centros urbanos. Atividades gratuitas, como exames de prevenção, caminhadas, massagens, corridas, aromaterapia, dança e yoga, estão sendo oferecidas até domingo (01). A FIESC, por meio do SESI, e o Instituto Saúde e Sustentabilidade comandam o evento na Capital. 

A abertura da Virada da Saúde ocorreu nesta segunda-feira (25), na FIESC, com a palestra do médico e escritor Drauzio Varella. “No Brasil, ainda temos doenças típicas de países em desenvolvimento, como dengue. No entanto, também sofremos com doenças complexas de países de primeiro mundo, como obesidade e pressão alta”, alerta o médico. “Não vamos resolver esta situação com dinheiro, mas sim com a conscientização”, explica. Drauzio Varella ressaltou ainda que, com a expectativa de vida aumentando no País, é importante prevenir doenças para que se tenha qualidade de vida na velhice. “Não é aceitável estar doente apenas porque se tem mais idade”, defende. 

Em Florianópolis, o evento também conta com a parceria institucional da Secretaria Municipal de Saúde. “Somando esforços podemos discutir as interfaces da promoção da saúde em diferentes ambientes sociais. Este empenho é ilimitado nos espaços profissionais da indústria”, destaca Glauco José Corte, presidente da FIESC e embaixador global de Promoção da Saúde e do Bem-Estar no Ambiente de Trabalho.

“Queremos evidenciar que ter uma vida saudável pode ser uma opção muito simples, especialmente se usufruirmos dos espaços públicos. Cada cidadão é responsável pela promoção da própria saúde e pode colaborar também para que a cidade seja sustentável e vívida”, defende a diretora presidente da organização, Evangelina Vormittag.

PROGRAMAÇÃO

A Virada da Saúde ocorre simultaneamente nos Centros de Saúde (CS) e em espaços públicos e privados da cidade, como parques e instituições parceiras. As ações são divididas em quatro eixos principais: médico-assistencial, bem-estar, educação e cultural. Veja abaixo algumas atividades confirmadas. A programação completa está disponível no site www.viradadasaude.org.br/floripa.

1º de maio (domingo) 

Passeio sobre rodas
O SESC realiza passeio ciclístico, para evidenciar a relevância do transporte sustentável nas cidades. Programações culturais e recreativas também fazem parte da atração.
9h às 11h – Beira-Mar Continental (Estreito)

Encerramento
A Virada da Saúde se despede com várias atividades no Parque de Coqueiros. O SESI/SC realiza aula de alongamento, avaliação física, aferição da pressão arterial e glicemia capilar, orientação nutricional, massoterapia, entre outras ações. O Instituto Saúde e Sustentabilidade disponibiliza tendas e um palco, no qual terão aulas de zumba e yoga, rodas de bate-papo e música. A Verolife realiza atividades de recreação infantil, como pintura fácil e esculturas com balões. O Laboratório Santa Luzia promove uma esquete teatral com o grupo (A)Gentes do Riso. A Cruz Vermelha oferece oficina de primeiros socorros. E o evento conta ainda com a participação do movimento Maio Amarelo, que mobiliza a sociedade para a discussão sobre segurança viária.
Dia inteiro – Parque de Coqueiros (Avenida Engenheiro Max de Souza, 789 – Coqueiros)

MAIS INFORMAÇÕES

A programação completa está no site www.viradadasaude.org.br/floripa.
Atividades ao ar livre podem ser canceladas em caso de chuva.
Acompanhe as novidades na página do Facebook (/viradadasaudefloripa).

Participe da cobertura colaborativa compartilhando seu conteúdo com a hashtag #vsfloripa.

Com informações de Batata Comunicação Criativa

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.