Vendas da indústria de SC acumulam queda de 7,3% até abril

Pesquisa Indicadores Industriais da FIESC mostra que dos 16 setores pesquisados, dez registraram retração no faturamento real

Florianópolis, 2.6.2015 – O faturamento real da indústria catarinense registrou queda de 7,3% no acumulado do ano até abril em relação ao mesmo período no ano anterior. Dos 16 setores pesquisados, dez registraram retração nas vendas, com destaque para produtos alimentícios (-18,7%), confecções de artigos do vestuário e acessórios (-19,9%), celulose, papel e produtos de papel (-11,1%), veículos automotores e autopeças (-16,3%). Os dados estão na pesquisa Indicadores Industriais da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) divulgada nesta terça-feira (2).

De janeiro a abril em comparação ao mesmo período no ano anterior ainda houve retração nas horas trabalhadas na produção (-4,7%) e na utilização da capacidade instalada (-0,2 ponto percentual) para 83,2%.

Em abril, as vendas da indústria tiveram queda de 11,8% na comparação com março. Os setores que apresentaram os maiores recuos foram o de celulose e papel, produtos de plástico e alimentos. Segundo a pesquisa, as justificativas apresentadas para essa redução foram o acúmulo de faturamento em março devido à greve dos caminhoneiros, ocorrida em fevereiro, menor demanda em abril e crise econômica no setor pesqueiro.

Resultado nacional: depois das duas altas consecutivas em fevereiro e março, o faturamento da indústria brasileira caiu 6,4% em abril na comparação com o mês anterior, na série livre de influências sazonais. No mesmo período, as horas trabalhadas na produção recuaram 0,7%. Foi a terceira queda consecutiva do indicador, o que reforça a contração da atividade industrial. As informações são da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A utilização da capacidade instalada recuou 0,2 ponto percentual em relação a março, na série livre de influências sazonais, e ficou em 80,6% em abril. Na comparação com abril do ano passado, a queda foi de 0,4 ponto percentual.

Dâmi Cristina Radin
Assessoria de Imprensa da FIESC