Investe SC é levada à Nicarágua e ao Panamá

Representantes da FIESC e do governo do Estado apresentam a agência catarinense de investimentos e conhecem a experiência dos dois países na área

Florianópolis, 15.3.2016 – Representantes da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e do governo do Estado apresentaram a agência Investe SC na Nicarágua e no Panamá. Nesta segunda-feira (14), em Manágua, a capital da Nicarágua, o grupo visitou a ProNicarágua, agência de investimentos referência na América Latina e reconhecida pela ONU. Criada em 2002, a agência opera programas voltados principalmente ao desenvolvimento da infraestrutura do país e recebe investimentos do BID e Banco Mundial. Nesta terça-feira (15), o grupo visitou a Câmara de Comércio da Nicarágua e encerrou a missão, que se iniciou no dia 7 de março, no Panamá, com a participação de cinco Estados na feira multissetorial Expocomer 2016.

Ainda nesta segunda-feira, a delegação reuniu-se com o embaixador do Brasil na Nicarágua, Luiz Felipe Mendonça Filho. Ele disse que a comitiva catarinense foi a primeira do Brasil a visitar a Embaixada. O diplomata destacou que há oportunidades de negócios para o Brasil na área de máquinas e equipamentos agrícolas. A Nicarágua tem acordos de comércio com os Estados Unidos e a União Europeia. A delegação participou de reunião na zona livre da Nicarágua. O país tem 6 milhões de habitantes e um PIB de US$ 9,8 bilhões.

Na sexta-feira (11), na Cidade do Panamá, a delegação conheceu a Proinvex, agência de atração de investimentos panamenha, que fomentou a assinatura de acordo com o Japão para a construção da terceira linha do metrô no Panamá. A FIESC também apresentou a Investe SC e trocou experiências na área. Integraram a comitiva o diretor de desenvolvimento institucional e industrial da FIESC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, os secretários de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, e de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira.

Ainda no Panamá, a delegação conheceu o Porto de Manzanillo, estrutura privada, feita por meio de parceria entre empresas americanas e panamenhas. Possui terminais em diversos países, como o México, Panamá, Haiti, Colômbia e Vietnã. Está entre os maiores portos da América Central e Caribe e foi eleito um dos dez portos mais eficientes do mundo.

O grupo também esteve na Zona Livre de Cólon, que reúne quase 2 mil empresas. É a maior zona franca das américas e a segunda maior do mundo. Possui infraestrutura completa, com acesso a terminais rodoviários, marítimos e aeroviários.

Por meio das missões empresariais e a participação em feiras internacionais, a indústria tem a oportunidade de aumentar a rede de relacionamentos, monitorar as tendências de mercado e prospectar parcerias e negócios. A Expocomer é o maior evento de negócios da América Central. A missão contou com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Apex-Brasil.

A Investe SC atua na divulgação de oportunidades em Santa Catarina e na prospecção de empresas interessadas em realizar investimentos nos setores de alto valor agregado. O objetivo é reduzir as importações, reforçando o nível tecnológico da indústria e fomentando o desenvolvimento de todas as regiões do Estado. Também concentra o atendimento das demandas de investidores interessados no Estado, acionando os órgãos, entidades e parceiros responsáveis e acompanhando os processos.

Assessoria de Imprensa da FIESC

48 3231 4670 | 48 8421 4080