Interação entre indústria e imprensa ganha reforço em Lages

Iniciativa da FIESC e ACI integra série de eventos voltados ao debate sobre a relação entre os dois setores e será concluída no dia 5 de agosto, em Chapecó

Veja a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC.

Lages, 26.7.2016 – É positivo, na opinião da jornalista Estela Benetti, colunista de economia do Diário Catarinense, que as empresas mantenham uma comunicação persistente com todos os seus públicos. Ela foi uma das painelistas do Encontro Indústria e Imprensa: um diálogo produtivo, realizado em Lages nesta terça-feira, dia 26. A iniciativa é da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e faz parte também da celebração dos 185 anos de fundação da imprensa catarinense e 84 anos da ACI.

“É ótimo que empresas tomem a iniciativa de falar bem de si. Mesmo nas situações críticas, as empresas precisam manter um fluxo de informações consistentes e de credibilidade com seus públicos”, disse Estela. “Com a mídia digital crescente, as empresas também devem gerar conteúdo bom, de qualidade e de credibilidade também em seus sites”, disse a jornalista.

O vice-presidente da FIESC para a Serra, Israel José Marcon, destacou que a FIESC, suas entidades e os sindicatos industriais estão abertos ao relacionamento com a imprensa, atendendo as demandas por informações. Ele lembrou que, com 18 mil trabalhadores, a indústria representa 30% do Produto Interno Bruto da Serra Catarinense. Ademir Arnon, presidente da ACI, ressaltou “a importância de que os dois segmentos aumentem o grau de confiança e mantenham um relacionamento perene e duradouro”.

O empresário Giordan Heindrich esclareceu que muitas vezes, por uma questão cultural, o setor empresarial mantém um foco muito intenso nas suas atividades corporativas e deixa a comunicação e os contatos com a imprensa em segundo plano, “embora isso seja também parte importante do negócio”.

O editor-executivo do Correio Lageano, Mauro Maciel, afirmou que a sociedade mantém um pessimismo elevado, que não se confirma no dia a dia da economia. Salientou que neste ano o saldo de empresas criadas em Lages é de 798 novos estabelecimentos. “Uma maior integração entre a imprensa e o setor industrial vai ajudar a criar um clima de maior otimismo”, defendeu.

O industrial Anderson de Souza, da J. de Souza, relatou a experiência que teve na condução da retomada do aeroporto de Lages, resultado na mobilização de um grupo de empresários da região. “Precisávamos de uma mídia positiva; a imprensa se mostrou favorável à iniciativa e ajudou a pressionar os políticos. A TV, jornais e blogs repercutiam os fatos, encontros com companhias aéreas, as gestões em Brasília”, disse.

Em Chapecó, dia 5 de agosto, no Hotel Lang Palace, os debates serão conduzidos por Moacir Pereira (Grupo RBS), Darci Debona (DC), Neivor Canton (Aurora) e Gelson Dalla Costa (Apti Alimentos). Todos os eventos estão marcados para as 10 horas e têm a moderação do presidente da ACI, Ademir Arnon.

Após o encontro, os participantes visitaram a Academia do SESI. Nos encontros também é apresentado o Prêmio FIESC de Jornalismo 2016, que totaliza R$ 75 mil em prêmio nas três categorias e está com as inscrições abertas até o dia 19 de setembro.