Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Indústrias investem em iniciativas que promovem saúde e educação para trabalhadores

Gastos com assistência em saúde são a segunda maior despesa das empresas no Brasil, atrás apenas da folha de pagamento

Florianópolis, 31.08.2015 – Santa Catarina registrou em 2012 mais de cinco mil acidentes de trajeto, aqueles que ocorrem no deslocamento entre residência e trabalho. Os índices, de acordo com o Ministério da Previdência e Assistência Social, mostram que o Estado é o terceiro com menor número de ocorrências. Mesmo com indicadores considerados baixos, a situação é preocupante e tem suscitado nas indústrias catarinenses a necessidade de investir na segurança de seus trabalhadores.

Pesquisas mostram que as causas mais comuns de acidentes de trajeto são aquelas relacionadas ao trânsito - más condições das vias públicas e dos veículos -, embora o fator humano ainda predomine. “O maior número de acidentes de trajeto, quando está relacionado ao trânsito, está vinculado a acidentes envolvendo motocicletas”, diz a especialista em Medicina do Trabalho e coordenadora de Segurança e Saúde no Trabalho do SESI/SC, Patricia Figueiredo, esclarecendo ainda que o acidente de trajeto pode ser um tropeço no meio fio ou uma torção de calcanhar, casos que independem da gravidade, mas que consideram o trajeto habitual entre residência e trabalho.

O SESI/SC, entidade da FIESC, atua para reverter este cenário, auxiliando as indústrias a conscientizarem seus trabalhadores com relação ao assunto. A entidade realiza palestras de segurança e saúde no trabalho, peças de teatro sobre acidente de trajeto e o impacto provocado no lar por essas sequelas, e ginástica laboral com apresentações de instruções de segurança no trânsito. “O SESI/SC também promove jogos com simulações de regras e possíveis acidentes de trânsito e a orientação às indústrias parceiras sobre a necessidade do curso de direção defensiva, principalmente para os trabalhadores que se deslocam para a indústria por meio de motos”, destaca Patricia.

A Hisa, indústria do grupo WEG que fabrica turbinas e equipamentos hidromecânicos, de Joaçaba, é uma das empresas que promoveu ações para reduzir ainda mais esses índices. No primeiro semestre de 2013, a Hisa registrou quatro acidentes de trajeto e cinco de trânsito. Por meio do SESI/SC, passou a oferecer o curso de direção defensiva para os trabalhadores que utilizam, principalmente, a moto como meio de transporte. A iniciativa reduziu o número de acidentes para um caso no segundo semestre de 2013 e também em 2014. “A vida e a integridade dos colaboradores é o nosso principal foco”, enfatiza o gerente administrativo da Hisa, Pablo Ademir da Silva. A meta da indústria é eliminar esse tipo de acidente.

Acidentes de trabalho

Os gastos com assistência em saúde são a segunda maior despesa das empresas no Brasil, atrás apenas da folha de pagamento. O País registra 410 mil acidentes de trabalho por ano, o que representa um custo de 32 bilhões de reais. Em 2012, Santa Catarina registrou 44,5 mil acidentes de trabalho.

Assessoria de Imprensa – FIESC
48 3231-4671 / 8421-4224
mirianemc@fiesc.com.br

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.