Em Itajaí, FIESC conclui implantação das Câmaras Regionais de Educação

Ao todo, 16 grupos de trabalho foram instituídos no Estado com o objetivo de analisar e priorizar ações na área educacional

Itajaí, 1º.10.2015 – A Federação das Industrias de Santa Catarina (FIESC) concluiu nesta quinta-feira (1), em Itajaí, a implantação de suas 16 Câmaras Regionais do Movimento A Indústria pela Educação. Vinculados às vice-presidências da Federação, os grupos de trabalho promoverão a articulação e mobilização dos públicos visando à análise e priorização de ações necessárias na área educacional em cada região.

Lembrando a campanha Pais pela Educação, que estimula o envolvimento com os estudos dos filhos, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, citou o professor James Heckman, da Universidade de Chicago. O economista ganhou o Prêmio Nobel ao demonstrar também os ganhos econômicos decorrentes da valorização da educação nos primeiros anos de vida das crianças. “O que não aprendem nessa fase, aprenderão depois de maneira mais lenta. E isso será 60% mais caro, pois o momento mais eficiente para desenvolver competências e habilidade é nos primeiros anos de vida. Heckman também enfatizou a participação da família, demonstrando o retorno para as cidades e os Estados”, afirmou Côrte.

O presidente da FIESC também citou a conjuntura econômica. “Temos um compromisso com o jovem. Se não estão qualificados, são os primeiros a serem demitidos. As empresas seguram ao máximo os qualificados, pois houve um investimento nesses profissionais. As indústrias sabem que precisam deles quando houver a retomada do crescimento”, disse Côrte.

O vice-presidente regional da FIESC Maurício Cezar Pereira destacou o objetivo de mudar as estatísticas relativas à educação em Santa Catarina. ”Hoje se completa a fase de implantação das 16 Câmaras Regionais do Movimento. Agora vamos trabalhar, em sintonia com as demais, para fazer de Santa Catarina uma referência no Brasil. Queremos levar educação básica aos colaboradores. Eles melhorarão a sua capacitação profissional, serão melhores cidadãos e agentes transformadores. Pela educação vão ter cargos melhores, ajudarão as empresas a serem mais competitivas e serão indutores de conhecimento na família e na comunidade”, disse.

A descentralização do Movimento A Indústria pela Educação, por meio das câmaras regionais é estratégica, avalia o diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos. “Esta é uma iniciativa inspiradora, inclusive para o Movimento Todos pela Educação. Para mobilizar tem que trabalhar em rede. Por isso, tem que ter capacidade de articulação, de comunicação e trazer para o movimento central o sentimento local”, disse. “O desafio é trabalhar de forma colaborativa”, resumiu.

Em Brusque, Côrte entrega na tarde desta quinta-feira (1º) a sala SESI Matemática, que está localizada na escola do SESI em Brusque. Cerca de 390 alunos que frequentam o ensino fundamental, especialmente aqueles dos anos finais (5º ao 9º ano) usufruem da estrutura oferecida por meio do programa que funciona desde maio. O SESI Matemática alia modernas práticas educacionais a recursos tecnológicos, como games online, para o ensino da disciplina. A iniciativa visa a avaliar o impacto do programa na melhoria do desempenho escolar dos alunos.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina