Dia Nacional da Construção Social realiza 31 mil atendimentos em SC

Evento ocorreu, simultaneamente, em Brusque, Blumenau e Joinville, organizado pelo SESI e Sindicatos da Construção e dos Trabalhadores do setor

Brusque, 27.08.2016 – Santa Catarina registrou 31 mil atendimentos no Dia Nacional da Construção Social. O evento, que ocorreu, simultaneamente, nas cidades de Brusque, Blumenau e Joinville neste sábado (27), reuniu mais de 7 mil pessoas, incluindo empresários, trabalhadores da construção civil e seus familiares. A população teve acesso a serviços gratuitos nas áreas de saúde, lazer, educação e cidadania, além de atividades recreativas, esportivas e culturais.

Nas três cidades, o SESI colocou à disposição um espaço exclusivo de interação e educação em Segurança e Saúde no Trabalho, onde foram representadas situações de comportamento seguro. “Os games simulam ambientes reais e sinalizam os tipos de comportamentos preventivos que devem ser adotados. É um processo lúdico que ajuda no aprendizado de conceitos importantes para a segurança no ambiente do trabalho”, afirmou o superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira. O público utilizou ferramentas como tablets e óculos 3D para ter a experiência das situações em realidade virtual.

A ação integra as iniciativas da Aliança Saúde e Competitividade, que visa a engajar lideranças na promoção da segurança e saúde dos trabalhadores, além de reposicionar o tema como fator estratégico para as indústrias. “O desafio é diluir o impacto dos R$ 71 bilhões gastos em questões ligadas a acidentes e doenças ocupacionais. Além disso, outros R$ 300 bilhões estão sendo destinados a questões relacionadas ao estilo de vida, como a falta de orientação em relação à saúde e segurança. É uma conta muito alta para as empresas e para a sociedade em geral. Este é um problema que deve ser trabalhado”, enfatizou Pereira. No evento, o SESI ainda apresentou atividades educacionais, ofereceu o circuito do bem-estar, com atividades físicas e orientação sobre alimentação saudável, e recreação com brinquedos infláveis para as crianças.

A população ainda pode fazer testes de glicemia, medir a pressão arterial, receber orientação jurídica e sobre acidentes domésticos, participar de ações contra o aedes aegypti, entre outros serviços. O evento foi promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), e pelo SESI Nacional, com apoio especial do Seconci-Brasil. Em Santa Catarina, o Dia Nacional da Construção Social foi organizado em conjunto pelo SESI/SC, pelo Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sinduscon) das respectivas cidades e pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sintricomb).

Brusque

O trabalhador Rivail Camargo, de 25 anos, estava acompanhado da família e aproveitou para participar dos jogos de simulação do SESI. “É um evento importante, pois incentiva os trabalhadores do setor a usarem corretamente os equipamentos de segurança”, destacou Camargo durante um game que simulava comportamentos preventivos na construção civil.  Viviane Ulmann, de 24 anos, também destacou a importância do evento. “São muitas opções de serviços e atividades que estimulam uma vida saudável. Muitas vezes as pessoas não têm tempo de ir ao médico ou, simplesmente, não têm acesso a informações que ajudam a adotar um estilo de vida saudável”, comentou.

Brusque recebeu a 6ª edição do Dia Nacional da Construção Social. Houve sorteio de brindes, entre eles o de uma moto zero quilômetro. O evento contou também com palestra da jornalista Estela Benetti, no Momento Empresarial, que antecedeu a ação social. Benetti falou sobre “Os desafios da economia catarinense”.

Joinville

Em Joinville, mais de 3,3 mil pessoas prestigiaram o Dia Nacional da Construção Social. O evento foi realizado no Sesc, com ampla programação. Além dos serviços gratuitos de saúde, lazer, esporte e educação, os visitantes prestigiaram atrações culturais, shows e exposições, participaram de aulas de zumba e jumping, sorteio de prêmios e outras atividades. O carpinteiro Jonatas Fagundes Miranda aproveitou o sábado ensolarado para passear com a mulher e o filho. "Gostamos muito do evento e de todas as atrações. Uma ótima opção de lazer com a família", disse, enquanto esperava para preparar seu próprio suco na Bike to Food, um sistema no qual, pedalando, era possível acionar o liquidificador e preparar a bebida. Houve também sorteios de brindes como uma moto zero km, duas televisões LED 40’, cinco micro-ondas, dez bicicletas, entre outros.

Blumenau

Em Blumenau, o Dia Nacional da Construção Social contou com jogos de mesa e de quadra, ofereceu orientações sobre saúde e educação no trânsito, apresentação de circo e brinquedos para as crianças. Os participantes também concorreram em um sorteio de bicicletas. “Foi a primeira vez que participei do evento. Já estava satisfeito por estar aqui aproveitando o dia com minha família e agora estou ainda mais feliz pois ganhei uma bicicleta”, disse o sorteado Paulo Roberto da Silva.

O Dia Nacional da Construção Social 2016 ocorreu simultaneamente em 32 cidades no País. A ação teve início em 2007 e, até hoje, já atendeu em torno de 34 milhões de pessoas.