CNI debate estratégias da área internacional

Florianópolis, 23.8.2016 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) recebeu nesta terça-feira (23) a visita do gerente executivo de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Diego Bonomo, e da gerente de Serviços de Internacionalização, Sarah Saldanha. Eles apresentaram o planejamento estratégico da área internacional até 2022 para os Centros Internacionais de Negócios, das Federações (que integram a Rede CIN), e foram recebidos pela presidente da Câmara do Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, e pelo diretor de desenvolvimento institucional e industrial da FIESC, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

Além das estratégias da área, Bonomo abordou a agenda internacional da indústria e o engajamento da FIESC. “A agenda será o documento de referência da CNI no diálogo com as federações e com o governo federal. Além desse documento, temos ainda a agenda legislativa (anual) e a judiciária (desde o ano passado) e o pacote de propostas para os presidenciáveis (nos anos eleitorais)”, lembrou o executivo.

Entre as premissas de trabalho, Bonomo destacou a atuação integrada das unidades de negócios da CNI, a conexão com as estratégias do Sistema Indústria, a integração entre as ações da CNI e das Federações de Indústrias, além de resposta estratégica à oportunidade gerada pela crise econômica e política. Em Brasília, a área internacional da CNI atua na defesa de interesses do setor e na oferta de serviços de internacionalização. A coordenadora do Centro Internacional de Negócios da FIESC, Tatiani Leal, também detalhou a atuação da equipe catarinense.

Nesta quarta-feira (24), os executivos serão recebidos pelo presidente da FIESC, Glauco José Côrte, e acompanharão o lançamento da Análise do Comércio Internacional, às 10 horas.

Elida Hack Ruivo
elida.ruivo@fiesc.com.br