Agência mira em investimentos que desenvolvam a indústria e a economia do Estado

Investe SC, lançada pela FIESC em parceria com o Governo do Estado, irá trabalhar na divulgação de oportunidades em Santa Catarina e na prospecção de empresas interessadas em realizar investimentos

Confira a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC.

Florianópolis, 26.11.2015 - Aumentar o investimento nos setores de alto valor agregado, reduzindo as importações, reforçando o nível tecnológico da indústria e fomentando o desenvolvimento de todas as regiões do Estado. Estes são alguns dos principais objetivos da Investe SC, a agência de atração de investimentos lançada nesta quinta-feira (26) pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e o Governo do Estado.

A agência trabalhará na divulgação de oportunidades em Santa Catarina e na prospecção de empresas interessadas em realizar investimentos. Também concentrará o atendimento das demandas de investidores interessados no Estado, acionando os órgãos, entidades e parceiros responsáveis e acompanhando os processos. Para isso, foi desenvolvida uma ferramenta própria de gestão de relacionamento com o cliente (CRM, na sigla em inglês).

"O que nos une é um objetivo em comum: fortalecer o processo de atração de investimentos estratégicos para Santa Catarina, identificar setores e definir políticas claras na atração de novos empreendimentos. Estes são diferenciais de economias que estão vencendo o jogo no mundo”, destacou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. “Nosso Estado é um dos mais industrializados do Brasil, mas precisamos fortalecer ainda mais a matriz econômica. Uma das formas é atrair elos faltantes da economia. Vamos trabalhar para complementar a nossa cadeia produtiva”, complementou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, destacou a formatação inovadora de parceria que resultou na agência Investe SC e os benefícios de investir no Estado. “Queremos que o Estado seja um dos principais receptores de investimento, além de ter reconhecimento internacional, fortalecer as cadeias produtivas e ampliar os investimentos estratégicos”, afirmou.

Mauro Mariani, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, afirmou que em outros Estados esse tipo de iniciativa é exclusivamente estatal e defendeu mais parcerias como esta.

Entre os setores considerados prioritários pela Investe SC estão educação, energia, logística, meio ambiente, saúde, automotivo, náutico, tecnologia da informação, automação e turismo. Eles foram indicados após estudos e debates que evidenciaram elos faltantes em suas cadeias produtivas, além de apresentarem mercado em ascensão, potencial de crescimento no Estado ou grande volume de importações.

“Esta parceria, na forma como se encontra construída, é inovadora no processo de atração de investimentos no Brasil. Confiamos que esta iniciativa dará certo e produzirá bons resultados, sobretudo para a geração de novos empregos, razão de esperança e segurança para os jovens catarinenses que se preparam para o mundo do trabalho”, reforçou Côrte.

Dados levantados pelo Observatório de Inteligência Industrial da FIESC mostram que, de um total de 60 mil empresas multinacionais ao redor do mundo, 40% pretendem investir em projetos de inovação e pesquisa fora do seu país de origem. Os estudos também indicam que, de 35 mil projetos de investimento de média e alta tecnologia lançados nos últimos cinco anos, 73% foram realizados por multinacionais norte-americanas e europeias. “São companhias com as quais Santa Catarina pode reforçar seus vínculos culturais e socioeconômicos”, ressaltou Côrte. Estas regiões representam hoje 25% da origem de todas as importações do Estado e 40% do destino das exportações.

Também nesta quinta-feira foi apresentado o portal da Investe SC na internet. No endereço www.investesc.com estão disponíveis informações sobre as oportunidades de investimento, as facilidades oferecidas pela agência e dados estatísticos de Santa Catarina. A ferramenta também conta com canal de comunicação, que é ligado ao CRM.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4674 | 48 9981-4642