Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Opinião: A indústria regional, por Glauco José Côrte

Confira artigo do presidente da FIESC, publicado nos jornais Diário Catarinense e A Notícia nesta quinta-feira, dia 15 de setembro

Como setor que induz a inovação e movimenta também os demais setores da economia, a indústria tem papel fundamental na promoção do desenvolvimento. Santa Catarina tem o parque industrial mais diversificado do país. Mesmo nos períodos mais difíceis, como o atual, ele tem se mantido forte e atuante. A força da indústria catarinense vem de todas as regiões do Estado, mas para que ela possa manter e ampliar sua contribuição precisa ser competitiva. Isso é algo que precisa ser planejado considerando as peculiaridades e desafios regionais, mas com uma mesma visão de futuro.

Sete fatores estruturantes, que funcionam de forma integrada, condicionam a competitividade da indústria: inovação e empreendedorismo; capital humano; internacionalização; infraestrutura; saúde e segurança; mercado e investimentos, além das políticas públicas.

É neste contexto que a FIESC lança a Agenda de Desenvolvimento Industrial Regional, cujo principal objetivo é motivar e engajar a indústria em uma agenda única, composta pelas principais demandas e pleitos priorizados em cada uma das seis mesorregiões catarinenses. O primeiro debate dentro dessa proposta ocorreu em Blumenau e o segundo será nesta quinta, dia 15, em Lages. Chapecó, Criciúma, Joinville e Florianópolis também sediarão o evento até o final do ano.

Desta forma, a FIESC inicia a fase do Masterplan, previsto no Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022). Por meio do PDIC, 1,7 mil lideranças industriais, especialistas, governo e terceiro setor identificaram os 16 setores industriais com maior potencial de longo prazo e elaboraram rotas estratégicas para o desenvolvimento setorial.

Com a conclusão dessa nova etapa de debates regionais, Santa Catarina terá um mapa para orientar seu desenvolvimento, que será construído com a liderança da indústria e com o engajamento de todo o Estado nesta agenda compartilhada, o que promoverá  um futuro mais próspero e equilibrado para os catarinenses.

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.