Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Neste sábado, 8 de abril, é o Dia da Família na Escola em Santa Catarina

Em iniciativa do Movimento SC pela Educação, mais de 1,1 mil estabelecimentos de ensino da rede pública e do Sistema S realizam programação para envolver e integrar os pais na educação de seus filhos

Florianópolis, 07.04.2017 – Com a expectativa de mobilizar mais de 800 mil pessoas, a rede estadual de ensino e o Sistema S realizam a segunda edição do Dia da Família na Escola, neste sábado, 8 de abril. Mais de 1,1 mil instituições de ensino de todas as regiões catarinenses preparam a programação, que tem o objetivo de envolver e integrar os pais na educação de seus filhos.

“Está comprovado que quando os pais dão o mínimo de atenção na vida escolar, os filhos têm um rendimento muito melhor. Eles precisam sentir que os pais se preocupam, se interessam. Não é preciso ser professor ou conhecer matemática, ciência ou física, basta exercer o insubstituível papel de pais”, afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. “O filho se sente muito mais motivado quando sente a presença dos pais”, acrescentou.

No sábado, Côrte estará, juntamente com o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e com o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Carga e Logística (Fetrancesc), Ari Rabaiolli, participará dos eventos nas escolas do SENAI Florianópolis (bairro Saco Grande), Jacó Anderle (Norte da Ilha) e Leonor de Barros (Itacorubi). O objetivo das visitas é valorizar a programação das escolas.

A proposta da criação do Dia da Família na Escola, que chega a seu segundo ano, surgiu da Campanha Pais pela Educação, lançada pelo Movimento SC pela Educação em 2014. Um dos estímulos é uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo a qual os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção. O objetivo da iniciativa é estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos.

Clique aqui para conhecer a campanha Pais pela Educação e acessar a programação nas escolas do Sistema S em cada região. 

Movimento Santa Catarina pela Educação

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012, com participação do SESI e do SENAI. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (FAESC e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

Serviço:

9 horas: SENAI Florianópolis - rodovia SC 401, 3.730 - Saco Grande, Florianópolis (próximo ao Floripa Shopping)

10 horas: Escola Estadual Jacó Anderle - R. Francisco Faustino Martins, S/N - Vargem de Fora, Florianópolis (ao lado do Tican)

11h30min: Escola Estadual Leonor de Barros - rua Pastor Willian Richard S. Filho, 801, bairro Itacorubi - próximo ao IGP (entra na rua em frente ao Cemitério).

OUTROS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO NO ESTADO:

ALTO VALE DO ITAJAÍ

Rio do Sul

SENAI: das 9 às 11 horas – oficinas de customização e sobre "Os perigos da Internet", workshop "Provocações sobre Educação, Ensino e Aprendizagem", jogo - pais e filhos, entre outras atividades.

SESI: das 13 às 17 horas – oficinas de corte e costura (confecção de fantoches), jogos de mesa e de Páscoa (OsterSESI), troca-troca de livros, show de talentos, x-box, brinquedos infláveis, jogos cooperativos e contação de histórias, entre outras.

CEI Ana Pamplona: das 13 às 17 horas – oficinas de arte (pintura em casquinhas, arte com argila, pedras, folhas), de alimentação saudável (elaboração de pratos decorativos com frutas, sucos, território da imaginação), de plantio da horta e de plantio do jardim.

Centro-Oeste

SENAI Luzerna

Das 14 às 18 horas: oficinas de ovos de chocolate, costura (confecção de pano de prato), eletricista residencial, dicas de mecânica de automóveis, automaquiagem, campeonato de pênalti, mesa redonda “educação de filhos”, aferição de pressão arterial e mateada

SESI Joaçaba

Período matutino: Dia da Família Maker na Escola

Dia 13/4, período noturno: palestra sobre a importância da participação dos pais na escola.

SENAC Joaçaba

Das 9 às 12 e das 13 às 18 horas: aferição de pressão arterial, cálculo de IMC e verificação de HGT – Apresentação do simulador de envelhecimento, técnicas de massagem: quick massage e orientações, visita guiada pela unidade e laboratórios.

Escolas Estaduais

Estão previstas atividades nas escolas estaduais José Cesário Brasil (em Celso Ramos); Antônia Corrêa Mendes, Henrique Rupp Júnior; Heriberto Hülse, Professor José Faria Neto; Cel Gasparino Zorzi e Rafael Dal Pai (Campos Novos); Major Cipriano Rodrigues de Almeida (Zortéa); Marino Pisani (Monte Carlo); Prefeito Augusto Carlos Stefanes (Brunopolis); São José e Odilon Fernandes (Herval d’ Oeste); Irmã Wienfrida (Catanduvas); Celso Ramos (Joaçaba) e Ruth Lebarbechon (Água Doce).

Serra 

No SENAI em Lages haverá uma roda de chimarrão, em ambiente decorado com móveis produzidos pelos estudantes de marcenaria, visita aos laboratórios e, ao final, os pais poderão levar para casa uma lembrança, um produto desenvolvido pelos filhos. Além disso, haverá contação de história (na biblioteca) e os pais poderão conhecer à Norma Regulamentadora 35, que trata do trabalho em altura e utilização de equipamentos de segurança. Em parceria com o SESI será realizada aferição de pressão arterial e serão fornecidas orientações sobre a vida mais saudável, além de aula de ritmos.

EXTREMO OESTE

No SENAI em São Miguel do Oeste, a programação será das 8h30 às 12h, com Work Coffee para pais, com o tema "Educar é um Desafio", abordando assuntos como nutrição, importância dos pais na educação dos filhos, valorização do professor, prevenção às drogas, inclusão e tecnologias na família. Além disso, serão realizadas apresentação artística de instrumentos musicais clássicos pelos alunos do Ensino Médio; oficina de Robótica para crianças e jovens; palhaços fazendo pintura facial (pais e filhos); espaço de leitura e contação de histórias; exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos da EJA; estande para atendimento e cadastro de interessados e divulgação dos estágios. As ações envolvem SENAI, SESI, IEL e a Vice-Presidência da FIESC para o Extremo Oeste.

ALTO URUGUAI

atividades de destaque em cada instituição)

Concórdia

SESI e SENAI: jogos e Workshop com a participação das famílias

Escola Vidal Ramos: explanação sobre segurança e ronda escolar

Escola Walter Fontana: III Risoto no Tacho (evento gastronômico e cultural)

Escola Mansueto Boff: Feira de Livros

Senac: distribuição de cartilhas orientativas nas escolas

Piratuba

Escola Carlos Chagas: importância da participação dos pais na escola.

Seara

Escola Rosina Nardi: a Escola desenvolverá a programação dos 32 anos de aniversário em conjunto com as atividades do Dia da Família na Escola.

Escola de Educação Básica Seara: palestra sobre Alimentação Saudável. 

Paial

Escola Francisco Bageston: atividades educativas (jogos de perguntas e respostas), envolvendo pais e alunos.

 

Assessoria de Imprensa

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

 

 

 

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.