Evento em Joinville apresenta oportunidades de e-commerce para a indústria catarinense

Em reunião promovida pelo CIESC nesta quarta-feira (08) foram apresentadas possibilidades de uso da internet como canal de relacionamento e geração de negócios para as empresas

Joinville, 09.06.2016 – O evento “Oportunidades online para a Indústria de SC” reuniu representantes de empresas de Joinville nesta quarta-feira (8), na ACIJ. Durante o encontro, promovido pelo CIESC, entidade da FIESC, em parceria com Guia Fácil Comunicação, ABCOMM/SC e Flexy Negócios Digitais, foram apresentadas possibilidades de uso da internet como canal de relacionamento e geração de negócios para as empresas.

Na abertura, Evair Oenning, vice-presidente da FIESC para região Norte/Nordeste, destacou a importância do canal digital no mundo dos negócios. “A FIESC, por meio do CIESC, tem como objetivo ampliar a divulgação do serviço Indústria SC, buscar a adesão de novas indústrias, estimular a inovação, bem como a digitalização no processo de negócio das indústrias e, principalmente, disseminar a cultura digital para o setor industrial catarinense como forma de agregação de valor e geração de negócios”, enfatizou Oenning.

Alexandre Damasio, coordenador do CIESC, apresentou o portal Indústria SC, criado pela FIESC com o desafio de gerar negócios para as indústrias catarinenses por meio do comércio eletrônico entre empresas (B2B, na sigla em inglês). Damasio apresentou dados sobre o primeiro ano do portal que já tem a adesão de mais de 500 empresas dos segmentos de têxtil e confecções, móveis e madeira, metalmecânica e metalurgia e a exposição de mais de 1.600 produtos. “Em 2016 tivemos um crescimento de 196%. No segundo semestre devemos ampliar a atuação do portal, para que se torne uma referência nacional”, projetou.

“Como renovar seus clientes inativos” foi o tema da palestra de Christiano Chaussard, diretor da Flexy Negócios Digitais. O executivo disse que as indústrias disputam 1,5% dos grandes varejos e os 98,5% de empresas médias, pequenas e micro acabam sendo negligenciadas pelas indústrias. “Em média, 60% da carteira de clientes da indústria brasileira são inativos. O uso estratégias tecnológicas permite ampliar as vendas e recuperar esses clientes”, ressaltou Chaussard.

A gerente de Parcerias Estratégicas do Google Brasil, Julia Lopes, falou sobre a utilização da internet como ferramenta de vendas e mostrou formas de incrementar os negócios por meio do e-commerce. Segundo ela, 89% dos tomadores de decisão usam a internet durante o processo de compra e 57% do processo de comprar B2B é feito online. Julia mostrou vários aspectos que devem ser considerados para impulsionar as vendas digitais. “No processo de compra B2B são feitas, em média, 12 pesquisas e apenas duas marcas são consideradas como finalistas”, pontuou.

As vantagens em anunciar no Google Adwords com o Guia Fácil foram apresentadas por Mariano Rodriguez, gestor comercial da empresa Guia Fácil Comunicação, que, em 2014 recebeu a premiação de melhor qualidade de contas Google AdWords entre os parceiros da América Latina.

Já a Farbe, de Indaial, fornecedora de malhas e tecidos para o mercado de moda na América Latina, foi a empresa convidada para apresentar seu case de e-commerce.