Confiança dos industriais de SC tem alta de 4 pontos em maio

Melhora do índice indica expectativa quanto ao futuro, apesar de ainda apontar pessimismo com o cenário econômico atual

Florianópolis, 17.05.2016 – A confiança do industrial catarinense na economia subiu 3,9 pontos em maio, atingindo 41,4 pontos. Embora tenha melhorado, o índice segue abaixo da linha de 50 pontos, indicando pessimismo. O indicador também está 12 pontos abaixo da média histórica, com série iniciada em julho de 1999. As informações integram pesquisa divulgada nesta terça-feira (17) pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Segundo o levantamento, as condições atuais da economia tiveram melhora  modesta na avaliação, passando de 30,2 para 31,9 pontos. Já as expectativas para os próximos meses subiram para 46,2 pontos contra 41,2 em abril. Os industriais continuam apontando a elevada carga tributária e os juros altos como fatores muito prejudiciais. Estoques elevados, baixa demanda e alto preço das matérias primas foram outros problemas citados.

A pesquisa nacional, coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra elevação de 5,1 pontos, atingindo 41,3.

O levantamento catarinense foi realizado entre os dias 2 e 12 de maio. Participaram 210 indústrias de Santa Catarina, dos segmentos de transformação e construção civil.

Faça o download do relatório da pesquisa.

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC