Florianópolis ganha rede para orientar futuro sustentável

FIESC atua no Comitê Estratégico de Competitividade da Rede de Monitoramento Cidadão

Florianópolis, 25.04.2017 – A Capital catarinense passa a contar com uma Rede de Monitoramento Cidadão, que vai unir setor produtivo, universidades, mídia e organizações da sociedade civil para discutir a sustentabilidade da cidade. A iniciativa conta com o apoio da FIESC, que atuará no Comitê Estratégico de Competitividade. “Compreendemos que essa atuação em Rede tem muito a contribuir com o desenvolvimento sustentável do nosso município. Este representa o primeiro de muitos passos de sucesso para Florianópolis”, ressaltou o diretor de marketing e relacionamento com o mercado da FIESC, Carlos Roberto de Farias, acrescentando que não existe uma indústria forte e sustentável sem uma cidade também forte.

A rede vai acompanhar 137 indicadores relacionados ao desenvolvimento de Florianópolis. Os temas prioritários para a cidade são gestão do saneamento básico, mobilidade e transporte, uso do solo e ordenamento territorial, vulnerabilidade a desastres naturais e mudança do clima, gestão pública moderna, gestão fiscal e conectividade. Essas áreas foram consideradas críticas no Plano de Ação Florianópolis Sustentável, lançado em 2015 pela Prefeitura.

A solenidade de fundação da rede aconteceu nesta segunda-feira (24), na sede da FIESC. Na composição de sua Comissão Executiva estão a associação FloripAmanhã (Presidência), a Universidade Federal de Santa Catarina (Vice-Presidência Técnica) e a RIC TV Record (Vice-Presidência Administrativa). As entidades participantes também elegeram representantes dos Grupos Estratégicos da Rede: o GE de Monitoramento será coordenado pelo Observatório Social de Florianópolis, o de Competitividade, pela FIESC, GE de Inteligência pela UFSC, e Comunicação pela RIC TV Record.

O que é a Rede?

A Rede de Monitoramento Cidadão é uma organização externa e independente que tem como objetivo principal acompanhar o desempenho do município em temas que impactam diretamente na qualidade de vida dos cidadãos. A rede é parte do programa Cidades Emergentes e Sustentáveis, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que contempla também as cidades de Palmas (TO), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Vitória (ES) e Três Lagoas (MS).  Em Florianópolis, o projeto é financiado pelo Fundo Socioambiental da Caixa (FSA/Caixa), e executado pela Baobá – Práticas Sustentáveis, que vem mobilizando a participação social.

Próximos passos

Além de monitorar a evolução dos indicadores prioritários, a rede vai acompanhar temas como segurança, educação e saúde, entre outros. Os indicadores serão atualizados no segundo semestre. Como um de seus objetivos é a disseminação de informações, a organização vai criar uma plataforma online com dados sobre todas as cidades participantes, para que os cidadãos possam acompanhar o desempenho de políticas públicas desenvolvidas em diversas áreas mapeadas, por meio da evolução desses indicadores. A Rede de Monitoramento Cidadão realizará ainda uma pesquisa de opinião pública para conhecer a percepção dos habitantes sobre esses temas que impactam a qualidade de vida de Florianópolis.

Entidades participantes (por ordem alfabética): Associação de Desenvolvimento Comunitário (ADECOM) de Jurerê, Associação de Mulheres de Negócio e Profissionais (BPW) Florianópolis, Associação FloripAmanhã, Conecta Call Center, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, Fecomércio, FIESC, Fundação Certi, Instituto Lixo Zero Brasil, Observatório Social de Florianópolis, RIC TV Record, Sapiens Parque, Sinduscon, UFSC e Unisociesc. Outras 14 pessoas físicas também se associaram à Rede.

Metodologia Cidades Emergentes e Sustentáveis

Os indicadores monitorados atualmente pela rede se baseiam na metodologia do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES). A metodologia CES foi criada em 2010 e tem por objetivo ajudar cidades médias e de crescimento acelerado em seus desafios de sustentabilidade, conhecendo suas características, traçando indicadores sobre questões importantes para o seu desenvolvimento, priorizando áreas críticas, elaborando um plano de ação, financiando estudos sobre os temas prioritários e acompanhando a evolução da cidade, por meio de seus indicadores. Até o presente momento, já foi implantada em 71 cidades na América Latina e Caribe.

Baobá

A Baobá é especializada em cidades sustentáveis e inteligentes, fortalecimento da sociedade civil, pesquisa de opinião e inteligência de mercado e trabalha de forma extremamente personalizada para que clientes e parceiros alcancem resultados sustentáveis em uma sociedade dinâmica e interligada. Acompanhe as notícias sobre as Redes de Monitoramento Cidadão em https://www.baobasustentabilidade.eco.br/blog

BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Fundo Socioambiental Caixa

Como parceira estratégica do estado brasileiro no apoio às ações governamentais de redução da pobreza e do combate à exclusão social, a CAIXA criou o Fundo Socioambiental – FSA CAIXA, em 2010, para apoiar financeiramente projetos e ações de caráter social e ambiental, prioritariamente no apoio à população de baixa renda. Dentre os projetos apoiados pelo FSA CAIXA destaca-se a aplicação da metodologia CES nas cidades de João Pessoa, Palmas, Vitória e Florianópolis, resultado de parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O FSA também apoia a implantação das Redes de Monitoramento Cidadão.

Com informações da Baobá – Práticas Sustentáveis.