FIESC e Sindicarne conhecem melhores práticas em SST da Europa

Delegação catarinense participou de missão à Espanha e à Alemanha

Florianópolis, 17.02.2017 – A FIESC, por meio do SESI, e o Sindicarne realizaram missão à Europa, de 4 a 12 de fevereiro, para conhecer as melhores práticas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) relacionadas ao setor frigorífico. Além de inteirar-se sobre os modelos de atuação em serviços de prevenção e reabilitação em indústrias, representantes das entidades participaram de apresentação dos modelos de funcionamento das agências de seguridade social e assistência à saúde na Espanha e na Alemanha.

A delegação catarinense foi composta por Ricardo de Gouvêa, diretor executivo do Sindicarne; Fabrizio Machado Pereira, superintendente do SESI/SC; Carlos José Kurtz, diretor jurídico da FIESC; José Luiz Pedro de Barros, coordenador da bancada empresarial junto à Comissão Nacional Trabalhista Tripartite e Gerente Executivo de SST da FIRJAN; Marcelo Benedet Tournier, diretor do Instituto de Inovação em Tecnologias SST do SESI/SC; e Rodrigo Bleyer Bazzo, assessor jurídico do Sindicarne.

Na Espanha, a equipe visitou a OSHA, agência regulatória que cuida de assuntos voltados para SST na União Europeia, em Bilbao. Entre as principais atividades da OSHA estão a elaboração de recomendações técnicas para as empresas e a divulgação de boas práticas para a melhoria das condições de segurança e saúde no trabalho. Na sequência, a delegação visitou o frigorífico El Pozo, em Murcia, que se destaca por utilizar uma abordagem diferenciada de Ginástica Laboral, com exercícios especializados na redução das dores musculares e orientações para os trabalhadores realizarem o auto-cuidado.

Ao longo da missão, a comitiva ainda visitou a indústria farmacêutica Kern Pharma, que por meio de um programa de ginástica laboral reduziu os índices de absenteísmo; o Instituto Nacional de Seguridad & Higiene en el Trabajo, agência do Governo Espanhol que realiza estudos, treinamentos e disseminação de conhecimentos em SST - ambas em Barcelona, e o frigorífico Emsland Frischgeflügel, na cidade alemã de Haren.

Outro destaque foi a visita à Deutsche Gesetzliche Unfallversicherung (DGUV), que se equivale ao INSS no Brasil. A instituição oferece serviços de prevenção, assistência e reabilitação precoce para a população alemã, fornecendo cobertura para 40 milhões de trabalhadores e cobrando 1,4% da folha de pagamento para a oferta de serviços de referência. A DGUV triplicou os investimentos em prevenção e dobrou em reabilitação.  Com isto, reduziu os custos de benefícios pagos em 25% e para cada euro investido em reabilitação retorna de 2 a 3 euros em economia para a seguradora.

Assessoria de Imprensa – FIESC

48 3231-4671 / 98421-4224