Construção civil ganha programa que ajuda na gestão da saúde e segurança

Iniciativa, desenvolvida pelo SESI/SC em parceria com Sinducon e Seconci, objetiva diminuir os acidentes e adoecimentos de trabalhadores do setor

Clique aqui para acessar a cobertura fotográfica completa

Florianópolis, 28.04.2017 – O SESI, entidade da FIESC, lançou nesta sexta-feira (28) o programa Construção Mais Segura, que objetiva diminuir os acidentes e adoecimentos do trabalhador da construção civil. A iniciativa, apresentada na reunião de diretoria da Federação, conta com parceria dos Sindicatos das Indústrias da Construção Civil do Estado de Santa Catarina (Sinduscon), do Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Joinville, Blumenau e Grande Florianópolis (Seconci), e oferecerá ações como sensibilização, mapeamento de riscos, capacitação e treinamentos. Na mesma ocasião, o Seconci assinou convênio de cooperação com a FIESC e aderiu à Aliança Saúde Competitividade, firmando parceria na realização de ações promovidas pela Aliança.

“Estamos unindo forças para trabalhar em rede e fazer com que a indústria da construção civil ganhe, cada vez mais, serviços de maior qualidade, com prazos de entrega menores e custos mais acessíveis”, enfatizou o superintendente do SESI, Fabrizio Machado Pereira, acrescentando que, no entanto, não há como fazer isso sem mapear riscos. “A cultura da segurança precisa chegar até nossos trabalhadores”, destacou. O programa Construção Mais Segura visa posicionar a indústria da construção civil de Santa Catarina como a mais segura do Brasil, unindo esforços das indústrias, dos Sinduscon, dos Seconci, da FIESC e do SESI.

Aliança Saúde Competitividade

A parceria com o Seconci, firmada por meio da assinatura do termo de adesão com a FIESC à Aliança Saúde Competitividade, objetiva fortalecer a implementação de ações a favor da criação de ambientes de trabalho seguro e saudáveis.

Instituições públicas como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério Público do Trabalho em SC, Superintendência do Trabalho e Emprego em SC e Tribunal Regional do Trabalho, e federações de trabalhadores (FETIAESC, FETICOM, FETIMMMESC, FITIEC e FETIGESC) apoiam a Aliança.

A iniciativa disponibiliza conhecimento sobre cenários e tendências de saúde e segurança, e seus impactos para a competitividade das organizações. A Aliança Saúde Competitividade oferece ainda, por meio dos serviços das entidades da FIESC, o desenvolvimento e gestão de ambientes e comportamentos seguros e saudáveis na promoção da saúde integral. Acesse o site www.aliancasc.org.br.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina