Dados mostram importância da indústria em Santa Catarina

Levantamento apresentado pela FIESC destaca números e estatísticas do setor produtivo catarinense no ano de 2014

Florianópolis, 23.4.2015 – A indústria encerrou 2014 com 805 mil trabalhadores empregados em Santa Catarina. O setor, que responde por 33,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, arrecadou no ano passado R$ 7,5 bilhões apenas em ICMS e IPI. Os dados integram o Balanço da Indústria Catarinense, levantamento apresentado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta quinta-feira (23).

O material também destaca, entre outros indicadores, que o setor produtivo gerou 9,9 mil vagas no ano passado, empregando 36,4% dos trabalhadores catarinenses. Estes profissionais trabalham em 49,9 mil estabelecimentos.

O levantamento traz ainda dados sobre as quatro áreas de atuação da Federação: educação, qualidade de vida, tecnologia e inovação e ambiente institucional. Os serviços prestados pelas entidades que integram a FIESC (SESI, SENAI, IEL e CIESC) beneficiaram as indústrias, os trabalhadores e a sociedade.

No campo da educação, foram registradas 350,9 mil matrículas. O dado contempla educação básica, continuada, profissional, executiva e estágios.

Na área da saúde, as atividades de ginástica laboral envolveram 100,5 mil trabalhadores por mês. A consultoria em Segurança e Saúde no Trabalho contabilizou 786,4 mil atendimentos no ano.

No segmento de tecnologia e inovação, as entidades totalizaram 99,1 mil horas de consultoria em inovação, 68,8 mil horas de consultoria em processo produtivo e gestão e 158,1 mil ensaios metrológicos realizados.

Em 2014, a FIESC também promoveu 19 missões empresariais e encontros de negócio, emitiu 16,2 mil certificados de origem e concluiu por acordo 100% das negociações coletivas das quais participou.

O Balanço da Indústria 2014 está disponível para download no endereço: fiesc.com.br/download/file/fid/5876