Fórum Radar Reinvenção - quem faz inspira

Em 2021 lidamos com as incertezas do futuro. Em 2022 criamos pontes para acelerar o crescimento das organizações.

22 e 23 de novembro de 2022
22 e 23 de novembro de 2022

No ano passado, reunimos mais de 2 mil pessoas para discutir a reinvenção da indústria. Este ano decidimos ir além: por meio da participação de cerca de 300 líderes das maiores indústrias de Santa Catarina, vamos debater sobre tendências do mercado e criar pontes para construir o futuro do nosso Estado.

Nesse contexto, o Fórum Radar Reinvenção surge para ouvir especialistas, apresentar casos concretos de reinvenção e proporcionar um espaço de diálogo entre líderes empresariais.

Nossa conferência será híbrida, e você poderá estar presente com os maiores líderes da indústria de Santa Catarina. Ao fazer sua inscrição, você receberá um link que garante seu acesso virtual ou presencial ao Fórum e a uma jornada de conhecimento, troca de experiência e transformação para sua empresa!

Sua experiência

Tendências de mercado

Temas de referência, abordados por profissionais que vão trazer cases e apresentar de forma visionária a reinvenção do mundo dos negócios.

Insights de negócios

Soluções e visão para pautar seu planejamento estratégico, antevendo as possíveis movimentações do mercado e apoiando a tomada de decisão com dados.

Networking qualificado

Oportunidade de interagir com pares, conhecer o ecossistema e se aprofundar em temas relevantes que podem apoiar sua empresa a evoluir.

Programação

Terça-feira - 22 de novembro

Reinvenção da indústria no mundo

Propósito do painel:

As recentes e contínuas mudanças das formas de consumo demandam soluções cada vez mais inteligentes e inovadoras na indústria. Este painel irá abordar cases em que a indústria superou os desafios e se reinventou na forma de gerar valor.

Referência no tema ‒ 14h

Ignácio Ybáñez - Embaixador da União Europeia no Brasil

Participação Internacional Digital ‒ 14h30

Elizabeth Reynolds - MIT

Diálogo com mediador ‒ 15h

Mario Cezar de Aguiar - Abertura e mediação no diálogo

Internacionalização pela reinvenção

Propósito do painel:

A recuperação da competitividade da economia e o desenvolvimento produtivo e tecnológico da indústria nacional passam pela integração com o mundo, resultando em inovação e geração de melhores empregos. Este painel resgata o tema da internacionalização diante dos cases catarinenses e as perspectivas de especialistas.

Referência no tema ‒ 15h30

André Odebrecht - Cassava S/A e Bovenau

Casos do contexto ‒ 15h50

Leonir Tesser - Temasa
André Fabris - Mendes Máquinas

Diálogo com mediador ‒ 16h30

Maria Teresa Bustamante - FIESC

Transição energética

Propósito do painel:

Em meio a tantas inovações na indústria, uma discussão muito relevante é a que diz respeito às fontes de energia para o setor de manufatura, considerando que os gastos com energia são cada vez maiores nas empresas. A discussão sobre fontes é antiga e ao mesmo tempo, atual e necessária. O painel trará além do debate, cases que demonstram as oportunidades atuais e futuras.

Referência no tema ‒ 17h

Ingo Stadler - Cologne University

Casos do contexto ‒ 17h20

Sebastião Nau - WEG
Augusto Almeida - Schneider Eletric

Diálogo com mediador ‒ 18h00

Frederico Boschin - ABGD

Networking online ‒ Academia FIESC de Negócios

Propósito da rodada World Café:

Conectar os participantes.

Sala 1 - 18h20

Até 100 inscritos
10 salas 3 temas ‒ 20 minutos cada tema com rodada de networking

Sala 2 - 19h10

Até 100 inscritos
10 salas 3 temas - 20 minutos cada tema com rodada de networking

Sala 3 - 20h10

Até 100 inscritos
10 salas 3 temas - 20 minutos cada tema com rodada de networking

Quarta-feira - 23 de novembro

Talento para o futuro

Propósito do painel:

Trataremos do fator estrutural mais relevante para a competitividade da indústria brasileira: o capital intelectual. Trabalhar na reinvenção da educação e qualificação de pessoas é fundamental para a transformação e desenvolvimento do país. A educação continuada é o caminho mais certo e seguro a ser percorrido para o crescimento sustentável de qualquer nação. No processo de reindustrialização e evolução da indústria brasileira não poderia ser diferente: a qualificação de pessoas é a solução.

Referência no tema ‒ 9h

Stéphan Vincent-Lancrin - OCDE

Casos do contexto ‒ 9h20

Miguel Abuhab - Neogrid
Lucia Dellagnelo - Centro de Inovação para Educação

Diálogo com Mediador - 10h

Evandro Badin - Junior Achievement

Logística e Cadeias Globais

Propósito do painel:

Para a indústria, um desafio é analisar todas as oportunidades e desafios decorrentes das cadeias globais de valor para a inserção internacional. Este panorama exige um conjunto de políticas integradas e medidas que favoreçam sua atratividade. Políticas relacionadas ao desenvolvimento da capacidade produtiva e ao ambiente de negócios serão parte dos temas que o painel trará para o evento.

Referência no tema ‒ 10h30

Carlos Manuel Taboada Rodriguez - UFSC

Casos do contexto ‒ 10h50

Marcelo Nascimento - Nestlé
Marcelo Campos - ArcelorMittal

Diálogo com mediador ‒ 11h30

Egídio Antônio Martorano - FIESC

Descarbonização na Prática

Propósito do painel:

A descarbonização é o movimento para redução das emissões que contracena ao consumo dos combustíveis fósseis como fonte de energia. O desafio de levar este processo ao complexo industrial é uma grande chave para o combate às mudanças climáticas. Neste painel, a discussão será sobre o movimento de práticas sustentáveis que indústrias podem e devem adotar.

Referência no tema ‒ 13h30

Carlos Nobre - Cientista e Climatologista

Casos do Contexto ‒ 13h50

Gustavo Luz - Fundo Vale
Valmir Ortega - Belterra
Fernando Cestari de Rizzo - Tupy

Diálogo com Mediador ‒ 14h50

Marcos Aurélio Da-Ré - Certi

Santa Catarina: o Estado da Indústria

Propósito do painel:

Nosso Estado se destaca como um dos mais industrializados do Brasil, com o parque industrial mais diversificado e bem distribuído geograficamente, de acordo com o Índice de Competitividade Industrial (ICI) dos estados. O painel visa explorar o que já está sendo feito no Estado além de propor um debate sobre o futuro, focando na reindustrialização de Santa Catarina..

Referência no tema ‒ 15h20

Paulo Gala - Fundação Getúlio Vargas

Casos de Santa Catarina ‒ 15h40

Mario Cezar de Aguiar - FIESC

Reindustrialização no Brasil ‒ 16h00

Rafael Lucchesi - CNI

Diálogo com mediador ‒ 16h20

Rafael Lucchesi - CNI

Especialistas

André Fabris -

Presidente e CEO da Mendes Máquinas

Engenheiro pela PUCPR, com MBA em gestão de pessoas e liderança na Universidade Positivo, iniciou a carreira no Grupo Volvo em 2001. Aos 25 anos foi responsável pela maior operação de entrega de ônibus no mundo, em Santiago no Chile (2005). Atuou por dois anos (2007-2008) na matriz do grupo, em Gotemburgo-Suécia. Retornou ao Brasil em 2009, foi diretor global do departamento de engenharia de aftermarket da unidade de caminhões, tendo sob sua gestão equipes na Suécia, França, Estados Unidos, Índia, Japão e Brasil. Ingressou na Mendes Máquinas em 2017, onde atuou na consolidação da marca como Líder na América Latina em soluções de alta tecnologia no mercado madeireiro.

André Odebrecht -

Presidente na Cassava S/A - Bovenau Ltda

Graduado em Administração (FURB), pós-graduado em Administração (FGV) e em Gestão de Tecnologia Empresarial pelo International Institute For Management Development (IMD), na Suiça em 2000. É diretor-presidente da Indústria Agro Comercial Cassava SA e CEO na Metal Técnica Bovenau LTDA e sócio da Victor Ohf Administração de Bens LTDA. André também possui experiência como VP Alto Vale do Itajaí, VP de Inovação e presidente da Câmara Metalmecânica na FIESC.

Augusto Almeida -

Diretor de Soluções para Energia da Schneider Electric

Com mais de 19 anos de experiência no segmento de Energia, atuando no ambiente de execução de projetos de infraestrutura relacionados à distribuição e automação de energia, Augusto assumiu o cargo de diretor de Soluções para Energia em 2022. No grupo Schneider desde 2008, Augusto se especializou na execução de projetos ocupando cargos de liderança na Gestão de projetos, Engenharia e Serviços de Campos. É formado em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Mauá de Tecnologia e possui MBA em Gestão de Negócios pela FIA/SP.

Carlos Manuel Taboada Rodriguez

Professor especialista em Logística e Produção da UFSC

Engenheiro Industrial pela Universidade de Havana (Cuba), doutor em Economia pela Universidade Técnica de Dresden (Alemanha). Pós-doutor em Logística pela Universidade Politécnica de Madri (Espanha). Professor titular credenciado na área de Logística e Cadeia de Suprimentos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor visitante de diversas universidades na Europa e América Latina. Seu nome aparece na lista dos pesquisadores mais influentes da América Latina, no ranking elaborado pela The AD Scientific Index (Alper-Doger Scientific Index) do ano de 2022.

Carlos Nobre -

Climatologista

Doutor em Meteorologia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. É graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Foi pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e exerceu funções de gestão e pesquisa em diferentes organizações. Atualmente é coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT). Suas áreas de pesquisa abrangem geociências e ciências ambientais com ênfase em meteorologia, climatologia, modelagem, mudanças climáticas, desastres naturais e ciência do sistema terrestre. Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais.

Egídio Antônio Martorano -

Gerente para Assuntos de Transporte, Logística, Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIESC

Economista especializado nas áreas de Transporte, Logística, Sustentabilidade e Meio Ambiente. De 2001 a 2018, coordenou a Unidade de Competitividade Industrial da FIESC. Lecionou nas universidades Sul de Santa Catarina (Unisul), Fundação ESAG e Estácio de Sá, nos cursos de Administração. Gerente de Comércio Exterior do Governo do Estado de Santa Catarina, na gestão Wilson Kleinubing, e de Relações Internacionais no Governo Esperidião Amim. Autor do livro Proposta para Inserção de Santa Catarina no Contexto Logístico Nacional. Publicou vários artigos sobre Economia, Transporte e Logística.

Elizabeth Reynolds -

Ex-assistente Especial da presidência dos EUA para Manufatura e Desenvolvimento Econômico

Foi diretora executiva da força-tarefa do MIT sobre Trabalho do Futuro de 2018 a 2020. Suas pesquisas examinam sistemas de inovação, desenvolvimento econômico e competitividade. Concentrou-se na teoria e prática do desenvolvimento de clusters e sistemas regionais de inovação e assessora várias organizações.

Evandro Carlos Badin -

Centro de Inovação para Educação

Graduado em Administração de Empresas pela UNOESC, especialista em Produtividade pela Organização Internacional do Trabalho - Brasil e em Desenvolvimento de Estratégias de Apoio a Pequenas Empresas pela OIT - Turim - Itália. É diretor executivo da Junior Achievement de Santa Catarina, membro do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis, Conselheiro da Fundação Hermann Hering, conselheiro da Associação Brasileira Comércio Eletrônico SC, conselheiro do Movimento Santa Catarina pela Educação, do conselho de Ética da UDESC - Universidade do Estado de SC, também da Câmara Italiana de Comércio de SC e do Observatório Social de Florianópolis.

Fernando Cestari de Rizzo -

CEO Tupy

Participou da reestruturação financeira da Tupy em 2003 e foi responsável pelo plano de negócios e perspectivas e também pela internacionalização da empresa. Também contribuiu para a estruturação da organização empresarial, renovação da equipe executiva e liderança na definição e implementação do plano de marketing. Hoje, atua no desenho da visão estratégica da companhia. É engenheiro mecânico pela Fundação Armando Alvares Penteado e possui MBA em Administração de Negócios pela Indiana University Bloomington.

Frederico Boschin -

Diretor executivo da Noale Energia

Advogado especialista no Setor Elétrico com 18 anos de experiência no mercado. Atua na estruturação de projetos por fontes renováveis (Eólica, RSU, Biomassa, CGHs/PCHs e Solar), bem como no desenho de modelos de negócios para os Mercados Regulado (ACR), Livre (ACL) e Geração Distribuída. É mestre em Direito Econômico (Universidade de Lisboa), possui MBA em Gestão Empresarial (FGV/RS) e é pós-graduado em Energias Renováveis (PUC/RS). É conselheiro da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e também conselheiro fiscal e diretor do Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do RS (Sindienergia).

Gustavo Luz -

Head Fundo Vale & Participações

Engenheiro e administrador, com especialização em Finanças na Fundação Dom Cabral, Estratégias de Impacto Positivo na Wharton School e MBA em Mercado de Capitais pela PUC-MG. Ingressou na Vale na área de engenharia da Diretoria de Energia e, após um período trabalhando em consultoria de gestão no Brasil e no exterior, retornou passando por várias diretorias. Atualmente, está à frente do Fundo Vale liderando o desenvolvimento de modelos inovadores de investimento de impacto florestal e sua contribuição para a estratégia Net-Zero Vale.

Ignácio Ybáñez -

Embaixador da União Europeia no Brasil

Diplomata espanhol e ex-secretário do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação do seu país, onde também ocupou o cargo de Diretor-Geral da Política Externa e Assuntos Globais Multilaterais e Diretor-Geral da África, Mediterrâneo e do Médio Oriente. Também foi Embaixador da Espanha na Rússia.

Ingo Stadler -

Professor de Ciências Aplicadas da Cologne University

Pesquisador e professor na Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia, na Alemanha, conhecida como TH Köln. Lá é responsável por energias renováveis e economia da energia, além de participar do Instituto de Energias Renováveis de Colônia (CIRE), do qual é co-fundador. Doutor pela Universidade de Kassel e membro do conselho consultivo científico da Conferência Internacional de Armazenagem de Energias Renováveis (IRES).

Leonir Tesser

Diretor Presidente da Temasa

Atua no setor de base florestal na indústria de móveis como Diretor do Grupo Temasa. É um dos líderes do Tratado pela Excelência da Indústria Madeireira (TEM), movimento que tem como propósito fortalecer o setor de base florestal. Integrou a Diretoria da UnC-Caçador e a diretoria Associação Empresarial de Caçador (ACIC). Foi presidente do Conselho Consultivo do Hospital Maicé e atualmente integra a diretoria do SIMCA - Sindicato da Madeira de Caçador. A Temasa exporta desde 1993 e atualmente dá esta finalidade a 100% da produção. É uma das maiores exportadoras de móveis de pinus do Brasil.

Lúcia Dellagnelo

Diretora-presidente do Centro de Inovação para Educação Brasileira- CIEB

Doutora em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Harvard (Estados Unidos). Nascida em Florianópolis (SC), Lúcia foi secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, onde desenvolveu políticas de inovação para educação. Foi também fundadora do Instituto Comunitário Grande Florianópolis- ICom organização de referência nacional no campo do desenvolvimento comunitário. É considerada uma das principais especialistas em tecnologia educacional em nível nacional e internacional. Condecorada pela Presidência da República com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo por suas contribuições para a educação brasileira.

Marcelo Luís de Campos -

Gerente de Logística na ArcelorMittal

Profissional com mais de 20 anos de experiência na liderança da cadeia de suprimentos, planejamento de vendas e operações e logística para uma siderúrgica mundial. Possui conhecimento sobre como gerenciar o processo de planejamento e distribuição de produtos de uma indústria com operações críticas, estoques massivos e ativos pesados. Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC.

Marcos Aurélio Da-Ré -

Diretor Executivo Fundação Certi

Biólogo com mais de 30 anos de experiência em estratégias de conservação. Criou e implantou o Projeto Ararinha Azul (Cyanopsitta spixii), no semiárido baiano. É Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais. Coordenou mais de 40 projetos envolvendo áreas protegidas, desenvolvimento regional sustentável e concepção de mecanismos para gestão de ativos ambientais. Atualmente é Diretor de Economia Verde da Fundação CERTI, trabalhando com temas relacionados à Bioeconomia, Negócios de Impacto, Ecossistemas de Inovação para Criação de Valor Compartilhado, dentre outros.

Maria Teresa Bustamante -

Presidente da Câmara de Comércio Exterior

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Positivo e Bacharela em Economia pela Universidad Jorge T. Lozano (Colômbia). Atua na docência superior desde 2011. Atualmente exerce atividades de docência na UNISOCIESC. Foi presidente do IBEPES - Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (2014-2017) com atividades, também, de docente e pesquisadora. É sócia da Wellcome Ltda. em projetos de gestão e internacionalização de organizações privadas. É Presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC. Atuação profissional e acadêmica na área de Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais principalmente em temas como negociações internacionais, integração regional e Mercosul.

Mario Cezar de Aguiar

Presidente da FIESC

É engenheiro civil e empresário dos setores da construção civil e do plástico. Preside a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), os conselhos regionais do SESI e do SENAI, a Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da FIESC e o Conselho Estratégico para Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense. É membro dos Conselhos Nacionais do SESI e do SENAI, do Sebrae/SC, além de delegado da FIESC junto à CNI.

Miguel Abuhab -

Presidente do Conselho de Administração da Neogrid

Engenheiro mecânico de produção graduado pelo ITA, em São José dos Campos. Em 1978, fundou a empresa DATASUL, em Joinville, uma das maiores empresas de software ERP do Brasil. Em 1999, fundou a NeoGrid, líder em soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management) onde atualmente ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração. Abuhab incorpora em seu business expertise a Teoria das Restrições (TOC), desenvolvida por Eliyahu Goldratt, e ideias relacionadas à cadeia de suprimentos. O empresário atua em projetos de responsabilidade social, focados em educação, como o TOCfe (TOC for Education), patrocinado pelo Instituto Miguel Abuhab (IMA).

Paulo Gala -

Professor na Escola de Economia de São Paulo/FGV e economista chefe do banco Master

Graduado em Economia pela FEA-USP. Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Foi pesquisador visitante nas Universidades de Cambridge UK e Columbia NY. Foi economista, gestor de fundos e CEO em instituições do mercado financeiro em São Paulo. É professor de economia na FGV-SP desde 2002. “Brasil, uma economia que não aprende” (2020) é seu último livro. Economista-chefe do Banco Master.

Rafael Lucchesi -

Diretor-geral no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ‒ SENAI (DN)

Economista, professor universitário, executivo, coordenador de missões internacionais, palestrante e conferencista, autor de artigos, capítulos de livros e coordenador de trabalhos técnicos. É diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI desde 2011 e secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo da Bahia (2003 a 2006).

Sebastião Nau -

R&D Maneger - WEG

Engenheiro eletricista, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela UFSC. Possui 37 anos de experiência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação como pesquisador e gestor. Atual gerente do departamento de Gestão da Inovação Tecnológica da WEG. Responsável pela Gestão da Inovação, Inovação Aberta e Propriedade Intelectual e porta-voz da WEG para o tema “Inovação”. Membro de diversas entidades nacionais que têm como foco Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Stéphan Vincent-Lancrin -

Analista Sênior e Vice-Chefe de Divisão da OCDE

Atualmente, lidera o trabalho sobre educação durante a crise da covid-19, bem como o trabalho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico sobre digitalização na educação, notadamente o projeto “Dados inteligentes e tecnologia digital na educação: IA, análise de aprendizagem e além”. Também lidera o trabalho em torno da inovação disciplinada e da gestão da mudança, mostrando com o trabalho “Fomentando e avaliando a criatividade e o pensamento crítico na educação” que tipo de suporte, ambiente e ferramentas professores escolares e universitários poderiam receber para melhorar seu ensino e o aprendizado de seus alunos. Desenvolve trabalhos sobre inovação e investiga como as novas tendências influenciam o futuro da aprendizagem e das políticas educativas na escolaridade e no ensino superior.

Valmir Ortega -

Sócio na Belterra Agroflorestas e presidente do conselho Conexsus - Instituto de Conexões Sustentáveis

Geógrafo, atuou por mais de 15 anos no setor público, nas funções de Superintendente de Meio Ambiente no Mato Grosso Sul, de Diretor de Ecossistemas e Presidente Substituto no IBAMA e de Secretário Estadual de Meio Ambiente no Pará. Dirigiu e implementou um amplo conjunto de políticas públicas e de programas governamentais na área ambiental. Foi diretor do Programa Cerrado-Pantanal e Diretor Sênior de Política da Conservação Internacional do Brasil – CI-Brasil, entre 2010 e início de 2013. Atualmente é diretor executivo da Impacto PLUS e fundador da Belterra Agroflorestas.

Nossos números

  • 7

    Temáticas

    alinhadas com a reinvenção e apresentadas por especialistas na área com foco em apontar tendências globais, nacionais e regionais.

  • 30

    Especialistas

    de mercado, com visão sistêmica dos temas. Nossa curadoria selecionou nomes de peso para nos guiar em direção à transformação.

  • 2

    Dias

    imersivos com palestras e experiências que permitem o aprendizado e a tangibilização dos temas atrelados à nossa região.

  • +14

    horas de

    diálogo mediado por personalidades que farão a diferença no seu planejamento estratégico e mudarão sua percepção de futuro.

  • infinitas

    Possibilidades de networking

    Você terá a possibilidade de compartilhar sua percepção com participantes que poderão se tornar estratégicos para a transformação do seu negócio.

  • 100%

    gratuito

    para todos os C-levels e líderes que querem ter uma perspectiva de futuro e ser responsáveis por criá-lo!

Vai ficar de fora?

Referência no tema

Profissionais renomados no mercado apresentando insights de reinvenção.

Cases do nosso contexto

Líderes empresariais apresentando experiências de reinvenção de seus negócios.

Espaço para o diálogo

Compartilhe conhecimento e tire dúvidas com experts sobre como reinventar sua empresa.

Em 2021, lidamos com as incertezas do futuro. Em 2022, decidimos criar pontes para transformá-lo!

Participe da segunda edição do fórum radar.