Sessão 03: Gestor público
Conheça documentos e fotografias do governo Celso Ramos, incluindo o Plameg e a gestão da crise provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961.
Discurso de Celso Ramos na inauguração da Usina Palmeiras em Blumenau-SC, década de 1960.
Ato na Assembleia Legislativa de Santa Catarinba, durante a cerimônia de posse de Celso Ramos e Doutel de Andrade no governo do estado de Santa Catarina em 31/01/1961, Florianópolis-SC.
Há um encadeamento entre as gestões de Celso Ramos na presidência da FIESC e no governo do estado, representado pelo Seminário Socioeconômico, que fundamentou o Plano de Metas do Governo (Plameg).
Esta conexão permitiu ações efetivas do governo em pontos nevrálgicos para o desenvolvimento do estado. Por isso, o governo Celso Ramos também é reconhecido pelo planejamento estratégico focado em investimentos em infraestrutura, educação, saúde, entre outros setores.
Documentos
Comício de Campanha de Celso Ramos e Doutel de Andrade em Urubici-SC, ano de 1960.
Visita a grupo escolar. Herval d'Oeste, maio de 1961.
Atividade de governo em Rodovia. Data e local não identificados.
Desfile, em carro aberto, nas ruas do centro histórico de Florianópolis-SC em direção ao atual Palácio Cruz e Sousa, antiga moradia e sede do governo de Santa Catarina, para a cerimônia de posse como governador do estado em 21/01/1961.
Inauguração de escola, em 1963. Local não identificado.
Relatório de governo. Florianópolis, 1965.
Documento do governo Celso Ramos intitulado "Santa Catarina e os objetivos da Carta de Punta Del Este". Florianópolis, 1964.
Charge que circulou no ano de 1960, durante a Campanha de Celso Ramos para governador de Santa Catarina. Local não identificado.
Material publicitário divulgado durante a Campanha Eleitoral de 1960 (em resposta à charge ao lado). Local não identificado.
Bloco de bilhetes intitulados "Bônus de Campanha" para recolhimento de verba em prol da Campanha de Celso Ramos para governador de Santa Catarina na eleição de 1960. Local não identificados.
Montagem de material publicitário da campanha de Celso Ramos para governador de 1960 sobre a criação do Banco do Estado de Santa Catarina - Proposta de Campanha.
Cópia de telegrama de João Goulart (1919-1976), enviado em 1961 para Celso Ramos, informando sobre sua viagem para capital para o cumprimento de seus deveres constitucionais e cópia de resposta de Celso Ramos acusando recebimento do telegrama [após renúncia de Jânio Quadros e diante da Campanha da Legalidade].
Carta de Celso Ramos, datada de 04/09/1961, para o povo catarinense comunicando que foram tomadas as providências para garantir a ordem e a não ocorrência de luta armada [após renúncia de Jânio Quadros e diante da Campanha da Legalidade].
Telegrama [texto] de Celso Ramos para Leonel Brizola afirmando sua posição e de Santa Catarina pela legalidade, ano de 1961.
Radiotelegrama de Oscar Pedroso Horta, ministro da Justiça, para Celso Ramos, datada de 25/08/1961, informando que estava se dirigindo ao Congresso Nacional para entregar a renúncia de Jânio Quadros.
Lei n. 2.772, de 21 de julho de 1961, que dispõe sobre o Plano de Metas do Governo Estadual no quinquênio 1961/1965, institui fundos e versa sobre a criação de instituições, entre outros.
Relatório intitulado 'A escolarização de nível primário em Santa Catarina (considerações sobre um planejamento)' publicação n. 4 - Trabalho elaborado para o gabinete de planejamento do Plano de Metas do Governo Celso Ramos pelo professor Osvaldo Ferreiro de Melo, assessor técnico para assuntos de Educação, e pelo Estatístico Ivo Maes, diretor do Departamento Estadual de Estatística, 1963.
4ª Mensagem anual apresentada à Assembleia Legislativa em 15 de abril de 1964 pelo governo Celso Ramos.