Sessão 02: Líder empresarial

Documentos e fotografias que tratam, entre outros temas, da fundação da FIESC e do Seminário Socioeconômico, estudo que depois fundamentou o plano de metas de seu governo.

Celso Ramos com a comitiva da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), década de 1960. Local não identificado.

Ato de assinatura de Celso Ramos na cerimônia de posse como presidente da FIESC em 25/05/1950, Florianópolis.

Celso Ramos em reunião da Federação das Indústrias de Santa Catarina. Ao seu lado, Alcides Abreu (esq.) e Célio Goulart (dir.). Data e local não identificados.

Celso Ramos em atividade na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Data e local não identificados.

Em 1938, pensando na educação dos filhos, Celso e Edith venderam a fazenda em Lages e se transferiram para a capital do estado, onde investiram na indústria florestal e madeireira, comércio de automóveis e transporte público.

Celso ajudou a fundar e presidiu o Sindicato das Indústrias de Extração de Madeiras.

O comando do Sindicato credenciou Celso Ramos a liderar a criação da FIESC, que presidiu por seis mandatos consecutivos. Nos primeiros anos, conduziu a implantação dos Departamentos Regionais do SESI e do SENAI.

Em 1959-1960, liderou o Seminário Socioeconômico, com o propósito de identificar os principais entraves para o desenvolvimento de Santa Catarina. O levantamento, por meio de questionários e eventos regionais e estadual, contemplou 15 temas diversos, entre eles, educação, saúde e infraestrutura.

Documentos

Momento de descontração. Reportagem fotográfica da I.C. Local e data não identificados.

Transmissão de cargo da presidência da FIESC para Guilherme Renaux. Florianópolis, década de 1960. Foto: Waldemar Anacleto

Discurso de Celso Ramos, então presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), durante cerimônia em Florianópolis, 1960.

Reprodução de página do jornal O Estado, de 26 de maio de 1950, noticiando a fundação da FIESC.

Folder sobre o Plano de Metas (Plameg) com apresentação da plataforma de governo, década de 1960.

Administração para o desenvolvimento, estudo econômico-financeiro da política fazendária catarinense. 1963. Local não identificado

Relatório intitulado Documento Básico, apresentado durante o Seminário Socioeconômico de Santa Catarina, Florianópolis, 1960.

Sessão 01: História de vida

Ícone da visão e planejamento estratégicos, Celso Ramos orientou seu governo com o Plano de Metas (Plameg), elaborado a partir de estudo que ele coordenou quando presidia a FIESC.

Acesse

Sessão 02: Líder empresarial

Documentos e fotografias que tratam, entre outros temas, da fundação da FIESC e do Seminário Socioeconômico, estudo que depois fundamentou o plano de metas de seu governo.

Acesse

Sessão 03: Gestor público

Conheça documentos e fotografias do governo Celso Ramos, incluindo o Plameg e a gestão da crise provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961.

Acesse

Sessão 04: Personalidade pública

O acervo contempla material relacionado à vida pública de Celso Ramos, que herdou a liderança política do irmão Nereu e do pai Vidal Ramos.

Acesse

Sessão 05: O homem e sua família

Acesse o acervo de fotos e documentos de Celso Ramos e suas relações com a família e a terra, nas fazendas Pinheiro Seco, em Lages, e Santa Thereza, em Florianópolis.

Acesse

Sessão 06: Acervo completo

Acesse fotografias, manuscritos, correspondências e objetos do acervo cedido pela família Ramos.

Acesse