SENAI recebe comunidade para apresentar cursos voltados ao mercado de trabalho

Mundo SENAI abre as portas das unidades esta semana (14 e 15 de setembro) com palestras, oficinas e visitas guiadas; no sábado (16), FIESC promove o workshop Conexão Jovem
Imprimir

 

Florianópolis, 12.9.2016 – Quem quiser conhecer as oportunidades de formação do SENAI poderá visitar uma das escolas da instituição em todo o País, que abrirão as portas para a comunidade esta semana, nos dias 14 e 15 de setembro, no evento Mundo SENAI. Serão realizadas palestras, oficinas, exposição de projetos e visitas guiadas para apresentar opções de cursos que qualificam para o trabalho na indústria. O objetivo é divulgar ocupações técnicas e cursos oferecidos pelo SENAI a jovens que querem ingressar no mundo do trabalho. No sábado (16), os estudantes também poderão participar do workshop Conexão Jovem, evento inédito que reunirá 3,2 mil jovens em 16 eventos simultâneos que serão realizados nas cidades-sede das vice-presidências da FIESC.

Para os que gostam de tecnologia, o Mundo SENAI também é o espaço certo. Lá, os visitantes poderão conferir demonstrações de uso dos mais modernos equipamentos e máquinas do mercado em diversas ocupações. Além disso, visitantes também poderão participar de minicursos em que poderão comprovar a qualidade da educação oferecida pelo SENAI e ter contato com tecnologias usadas nos cursos.

Entre os projetos desenvolvidos por estudantes que serão expostos no Mundo SENAI estão os chamados “projetos integradores”, que consistem em trabalhos realizados em parceria com indústrias, visando fortalecer esse elo entre academia e mundo do trabalho. Dos 75 trabalhos inscritos, seis foram selecionados para o evento, sendo dois de Jaraguá do Sul e os demais de Capinzal, Campos Novos, Blumenau e São Miguel do Oeste. Os projetos serão expostos em suas respectivas cidades.  

Em São José, os estudantes e a comunidade poderão visitar a Mostra Inova SENAI, que reúne 10 projetos de inovação de todo o Estado. Eles concorrem entre si nas categorias Tecnologias Industriais (Produto Inovador), Tecnologias Industriais (Processo Inovador) e Tecnologias Inclusivas.

Em Tubarão, o Mundo SENAI ocorre nos dias 13 e 14 de setembro. Já em São Miguel do Oeste, o evento será realizado nos dias 28 e 29 de setembro. 

Formação para a indústria – Oito em cada dez técnicos formados pelo SENAI conseguem se inserir no mercado de trabalho em até um ano após a conclusão do curso. No caso das formações superiores, o índice de empregabilidade chega a 90%. A alta taxa de empregabilidade desses profissionais mostra que a formação oferecida pela entidade é orientada às necessidades do mundo do trabalho.

O Mundo SENAI foi criado em 2009 e nesses oito anos recebeu aproximadamente 2,5 milhões de visitantes em todo o Brasil. Confira no site do Mundo SENAI os endereços e a programação do evento em cada unidade.

Conexão Jovem - Cerca de 3,2 mil jovens são esperados no sábado (16) para participar do workshop Conexão Jovem 2017 promovido pelo Movimento SC pela Educação. O objetivo é promover o diálogo entre os jovens catarinenses sobre o tema, com foco na escolaridade, vantagens de permanecer na escola e demais melhorias na educação. Os encontros serão organizados pelos jovens embaixadores do Movimento com o apoio de voluntários. Clique aqui e faça a sua inscrição.

Saiba mais sobre o evento. 

O principal desafio é atrelar o ensino aos anseios dos estudantes que não enxergam sentido naquilo que estão aprendendo. Estudos mostram que os principais motivos por trás da evasão escolar são as repetências múltiplas, a falta de interesse e o trabalho. Muitos jovens acabam fazendo uma análise comparativa e preferem ir para o mercado de trabalho.  

 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina