A FIESC trabalha para apoiar a indústria e os negócios catarinense. Clique para conhecer as nossas áreas:

 

Assuntos Legislativos e Tributários

 

Na área legislativa, a FIESC atua para informar e esclarecer o posicionamento da indústria sobre as proposições legislativas federais e estaduais que afetam o setor produtivo, com a intenção de aprimorar as decisões do Poder Legislativo.

Já na área tributária, a Federação atua, principalmente, junto à Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, buscando ampliar os mecanismos de soluções para suprir as necessidades do setor produtivo.

Benefícios da atuação da FIESC nas áreas legislativa e tributária:

  • Participação no processo de formulação de políticas públicas, visando a criação de condições propícias ao desenvolvimento e à competitividade industriais;
  • Melhor articulação institucional nas esferas públicas;
  • Melhoria no atendimento das demandas do setor industrial catarinense.

VOLTAR AO TOPO

Diretoria Jurídica

A Diretoria Jurídica atua no fortalecimento da indústria catarinense e nas ações de representação perante o Poder Judiciário que repercutam geral e estrategicamente sobre o setor industrial catarinense. Além disso, geri e disponibiliza o conhecimento jurídico necessário às ações da FIESC, SESI, SENAI, IEL e CIESC, formulando pareceres em assuntos legais, prestando consultoria e assessoria, conduzindo as ações judiciais, elaborando e examinando contratos, convênios e demais ajustes, sempre buscando aprimorar a qualidade do conhecimento e a efetividade de suas medidas.

É formada por um Diretor Jurídico e quatro Coordenadorias: Institucional, Trabalhista, Sindical e Contenciosa.

Diretor Jurídico: Dirige e orienta a atuação jurídica da FIESC e suas entidades.

Institucional: Atua na área administrativa (contratos e convênios), civil, tributário e meio ambiente.

Trabalhista: Atua na área trabalhista em processos administrativos e judiciais, bem como na promoção de ações preventivas e corretivas.

Sindical: Atua na área de direito coletivo do trabalho, negociação coletiva e saúde e segurança do trabalhador.

Contenciosa: Atua na defesa e controle dos processos administrativos e judiciais de interesse da indústria, além de assuntos jurídicos específicos.

Saiba mais sobre Leis Trabalhistas, Modernização das Relações de Trabalho, Aprendizagem Cidadã, entre outros.

 

VOLTAR AO TOPO

Centro Internacional de Negócios - CIN

 

Um dos pilares da atuação da FIESC é a promoção do comércio internacional. A busca pela abertura de novos mercados tem dado resultados significativos e os produtos catarinenses já chegam a mais de 200 países.
 
Com o objetivo de aproveitar o potencial da indústria catarinense e gerar novas oportunidades de negócios, o Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIESC oferece um portfólio completo de recursos e ferramentas essenciais para facilitar o acesso ao mercado externo e consolidar a presença das empresas catarinenses no cenário internacional.

O CIN promove as exportações catarinenses, elabora pesquisas de mercado, além de estudos e diagnósticos do comércio exterior do estado, por meio de um núcleo de inteligência comercial. Estimula a capacitação empresarial, gerencia e dissemina informações sobre negociações internacionais, entre outras informações valiosas, de modo a tornar mais seguras as decisões dos empreendedores.
 
Na estratégia de promoção das indústrias catarinenses, a FIESC mantém contato frequente com entidades públicas e privadas nacionais e internacionais. Dessa postura proativa resultam ações concretas, como as missões empresariais e institucionais ao exterior, potencializando parcerias que não apenas abrem portas no exterior pelas quais ingressam os produtos da indústria catarinense, mas também oportunizando a transferência de tecnologia e de novas experiências de gestão.
 
O CIN da FIESC faz parte da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios presente em todos os estados brasileiros e coordenada pela Confederação Nacional da Indústria - CNI.

Conheça as atividades do Centro Internacional de Negócios - CIN. 

 

VOLTAR AO TOPO

 

Competitividade Industrial - COI

 

AÇÕES NA ÁREA DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA

A FIESC, além de monitorar a destinação de recursos provenientes da União e dos investimentos privados destinados aos portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e dutos, mantém um programa de proposição de obras estratégicas que visa a ampliação, a modernização e a diversificação da matriz do transporte catarinense.

Participa dos principais fóruns, debates e comissões na área. Realiza diagnóstico e estudos, atuando na difusão da cultura da logística integrada e da melhoria do desempenho dos serviços logísticos. Promove as melhores práticas contemporâneas, apresentadas nos vários seminários e eventos organizados. Além disso, propõe medidas para melhoria dos trâmites, legislação, redução de custos, tarifas e da política de transporte e logística do Estado.

AÇÕES NA ÁREA AMBIENTAL

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina também atua na discussão, encaminhamento e acompanhamento de assuntos relacionados ao meio ambiente, visando o desenvolvimento sustentável das nossas indústrias. As atividades neste segmento compreendem o apoio e a realização de eventos, seminários, workshops e capacitações; elaboração de pareceres técnicos, pesquisas, entre outros.

Além disso, a FIESC participa dos principais fóruns de debate e regulamentação, como o Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), o Conselho Estadual de Saneamento (CONESAN), Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Florianópolis (COMDEMA) e Conselho de Meio Ambiente da Indústria (COEMA).

AÇÕES NA ÁREA DE ENERGIA

Desenvolve atividades que buscam medidas para garantir o atendimento da demanda de energia da indústria, protegendo seus interesses e assegurando a modicidade tarifária, a confiabilidade do sistema elétrico, a eficiência energética e a garantia da oferta de energia.

Além disso, suas ações visam incrementar em bases econômicas, a utilização do gás natural, do carvão, dos biocombustíveis, da energia solar, da energia eólica e da energia proveniente de outras fontes alternativas, articulando com entidades e segmentos internacionais, federais, estaduais, municipais e os diversos agentes do setor elétrico.

Saiba mais sobre as ações do COI. 

 

VOLTAR AO TOPO

 

Política Econômica e Industrial

 


A PEI - Unidade de Política Econômica e Industrial da FIESC - monitora o comportamento industrial catarinense e produz uma série de publicações com indicadores e análises econômicas. A entidade consolidou-se como a principal fonte de informações econômicas e estatísticas de Santa Catarina, gerando dados que são referência para tomadas de decisões, além de subsídios para estudos diversos e para as ações institucionais em prol do desenvolvimento econômico e industrial de Santa Catarina.

Conheça as ações da PEI.

 

VOLTAR AO TOPO

 

 Observatório da Indústria Catarinense

 

O Observatório da Indústria Catarinense é uma área da FIESC voltada ao planejamento e desenvolvimento estratégico da indústria do estado.

Responsável por monitorar os principais fatores que afetam a competividade industrial no estado de Santa Catarina, o Observatório analisa o desempenho econômico e as tendências tecnológicas dos setores estratégicos e fornece informações para a tomada de decisões, tanto na esfera estadual quanto regional.

Uma das iniciativas do Observatório é o Portal Setorial da FIESC, onde é possível encontrar todas as informações que um empresário precisa antes de tomar qualquer decisão relacionada à empresa. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da indústria catarinense, foram consultados 1,7 mil presidentes de empresas sobre quais informações eles gostariam de ter e, então, foi moldado o Portal.

O que você encontra no Portal Setorial:

  • Indicadores econômicos segmentados – por setor ou região do estado;
  • Projetos de lei em trâmite no Congresso Nacional;
  • Legislações pertinentes ao setor;
  • Projetos de incentivo e custeio ao desenvolvimento (como os do Badesc e BRDE);
  • Prognóstico e expectativas para o setor pelos próximos 10 anos.

Conheça a página do Portal Setorial da FIESC.

 

VOLTAR AO TOPO

 

Câmaras Especializadas

 

As Câmaras Especializadas da FIESC são órgãos consultivos que propiciam consistência e agilidade na busca das melhores alternativas e soluções para o desenvolvimento da economia. Combinando a participação direta dos empresários com o apoio do corpo técnico da FIESC, as Câmaras oferecem subsídios para as posições da Federação.

Conheça as Câmaras Especializadas. 

 

VOLTAR AO TOPO

 

Assessoria de Desenvolvimento Associativo - DEA 

 

Constituída por 141 Sindicatos Patronais, a FIESC é uma das Federações de Indústrias com o maior número de entidades filiadas em todo o país, abrangendo aproximadamente 6,5 mil Indústrias associadas. Fortalecê-los e torná-los mais representativos é a melhor maneira de promover o associativismo e, por consequência, consolidar o papel da FIESC nas instâncias de decisão da sociedade catarinense.

A Assessoria de Desenvolvimento Associativo da FIESC busca a profissionalização da gestão dos Sindicatos Patronais Filiados, bem como sua sustentabilidade financeira e institucional.

Atualmente, a Assessoria de Desenvolvimento Associativo oferece aos Sindicatos um amplo Programa de Excelência da Gestão Sindical (PEGS), diversos projetos de fortalecimento da representatividade sindical por meio do estímulo ao associativismo, além de palestras, encontros e cursos de capacitação pautados em assuntos de principal interesse da Indústria Catarinense.

 

Propósito

- Ser o principal defensor dos interesses da Indústria e por consequência do trabalho produtivo e da sociedade.

- Fortalecer a representatividade sindical por meio do estímulo ao associativismo

  Fortalecer a representatividade sindical por

Missão


Apoiar e desenvolver os Sindicatos patronais filiados à FIESC, garantindo a regularidade sindical e a defesa dos interesses da indústria.

 

Visão

 

Buscar a excelência da gestão dos Sindicatos e a sua sustentabilidade financeira e institucional.

 

Crenças e Valores

- Cultura da excelência

- Foco em resultados

- Associativismo

- Compliance

- Cooperação

 

Conheça o que o Sindicato pode fazer pela sua Indústria

 

- Defender e representar os direitos e interesses gerais da categoria e individuais das Indústrias associadas;

- Estabelecer convênios e/ou contratos com órgãos públicos e/ou privados;

- Acessar os serviços prestados pela FIESC e Entidades nos quatro níveis de atuação:  Ambiente Institucional, Educação, Técnologia e Inovação, Qualidade de vida;

- Prestar informações para Indústrias associadas, auxiliando sua tomada de decisão;

- Firmar contratos e convenções coletivas de trabalho;

- Formular e apresentar propostas para melhorar a situação socioeconômica da região;

- Atender consultas das Indústrias associadas referentes a assuntos relativos ao setor;

- Promover feiras, eventos e capacitações.

 


Conheça os produtos e serviços oferecidos pela FIESC.

 

VOLTAR AO TOPO

Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco