Cabe mais indústria no PIB catarinense

Edição de julho da revista Indústria & Competividade aponta a necessidade, a oportunidade e os desafios para a aceleração da industrialização do Estado

Florianópolis, 28.7.2021 – A reportagem de capa da edição de julho da revista Indústria & Competitividade, da FIESC, revela que muitas oportunidades estão abertas para que o setor industrial dê um salto no Estado. As necessidades da pandemia evidenciaram a elevada dependência da Ásia a que estão expostos países pouco industrializados, ao mesmo tempo em que a industrialização volta a ser reconhecida em todo o mundo como fator gerador de desenvolvimento. Possuindo a indústria mais diversificada do País, Santa Catarina está bem posicionada para ocupar espaços no novo mapa produtivo mundial que se desenha.

Leia a revista aqui.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destaca em entrevista que o maior desafio para o Estado aproveitar as oportunidades é promover a articulação entre os setores produtivo, institucional e político para planejar o futuro de Santa Catarina, definindo objetivos, prioridades e estratégias. Criar condições para o crescimento da indústria é o principal objetivo da nova gestão da FIESC que se inicia em agosto e que realizará o maior ciclo de investimentos da história da entidade, de R$ 510 milhões até 2024.

Na entrevista principal da edição o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia Lucas Ferraz argumenta que a indústria brasileira se enfraqueceu nos últimos anos em parte devido ao isolamento internacional, e explica a estratégia do governo de promover acordos comerciais, modernizar o Mercosul, aumentar a abertura e ampliar a corrente de comércio (importações mais exportações) do Brasil. Em sintonia com a redução do Custo Brasil, as ações deverão elevar a competitividade e a inserção internacional da indústria.
Dentre os setores de Santa Catarina com maior potencial de crescimento no mercado mundial destaca-se a indústria de base florestal, tema de reportagem que detalha os maiores investimentos do setor em curso no Estado e aponta os desafios de garantir a sustentabilidade no fornecimento de matéria prima.

A seção Dossiê Infraestrutura aborda a questão do gás natural, detalhando a demanda existente na indústria catarinense pelo energético e as boas perspectivas para ampliação do fornecimento e redução de preços do combustível. A reportagem destaca o terminal de armazenamento e regaseificação TGS que será construído na Baía da Babitonga, no Norte do Estado, além de suprimentos adicionais na rede existente e a nova legislação para o setor – uma conjunção de fatores que poderá transformar o mercado e dar mais competitividade para a indústria.

Novas oportunidades para a indústria também são abordadas na reportagem sobre Smart Cities, ou cidades inteligentes, um conceito que cresce em todo o mundo. No Brasil, algumas das cidades mais inteligentes estão situadas em Santa Catarina e demandam soluções que envolvem tecnologias de alto valor agregado como Inteligência Artificial, IoT, Big Data, Indústria 4.0, Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Outra reportagem da edição explica o que muda para a indústria com a nova edição da Norma Regulamentadora 1 (NR 1) para saúde e segurança do trabalho, que passa a vigorar em agosto. A norma preconiza a adoção de sistemas de gerenciamento de riscos operacionais nas empresas. A matéria mostra que além de tornar as fábricas mais seguras, a gestão de riscos pode torná-las mais eficientes.

A edição traz ainda um perfil do executivo catarinense Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS, segunda maior indústria de alimentos do mundo, com faturamento de R$ 270 bilhões e 250 mil funcionários. Natural de Ipumirim, Tomazoni já presidiu a Sadia. As operações da JBS no Estado envolvem 31 unidades e 20 mil funcionários, sendo representadas principalmente pela marca Seara.
O artigo é assinado pelo senador Dário Berger. Ele preside a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e defende a inclusão de Santa Catarina no planejamento logístico nacional, que não contempla as necessidades de economias industriais complexas como a existente no Estado.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina