IBGE coleta informações para pesquisas econômicas

Iniciativa tem como foco as empresas com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda e que estejam classificadas no Cadastro Central de Empresas do IBGE (Cempre).

O IBGE iniciou em maio a coleta das Pesquisas Estruturais por Empresas em relação ao ano fiscal de 2020. De periodicidade anual, as quatro principais pesquisas estruturais econômicas – Pesquisa Anual do Comércio (PAC), Pesquisa Anual de Serviços (PAS), Pesquisa Industrial Anual (PIA) e Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC) – têm como foco as empresas com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda e que estejam classificadas no Cadastro Central de Empresas do IBGE (Cempre).

O objetivo das pesquisas estruturais por empresa é prover o Sistema Estatístico Nacional de informações relevantes para subsidiar o planejamento governamental e fornecer elementos para elaboração de estudos sobre os setores de comércio, indústria, serviços e construção. Elas também visam conhecer as informações necessárias ao sistema de contas nacionais, sendo essenciais para o cálculo do PIB.

No Brasil, são coletadas mais de 250 mil empresas, que representam 4 milhões de companhias de comércio, serviços, indústria e construção. Em Santa Catarina, mais de 15 mil empresas reportam informações.

A confiabilidade dos indicadores oficiais produzidos está diretamente relacionada com a qualidade da informação obtida nas empresas e, em grande medida, com a qualidade e excelência dos profissionais de contabilidade responsáveis pelo preenchimento dos questionários das operações estatísticas do IBGE. Com o apoio dos profissionais de contabilidade, o IBGE produz informação baseada em metodologia consolidada, com processos de produção referenciados em padrões internacionais. E o que é produzido de informação estatística é compreendido pelos usuários especializados e disseminado para toda a sociedade com rigor na imparcialidade e igualdade de acesso.

Pontos importantes e dúvidas:
1) Tenho alguma forma de verificar se minha empresa é participante, além de aguardar o contato pelo IBGE?
As empresas selecionadas para nossas pesquisas e o modelo de questionário a ser preenchido pode ser verificado em: https://economicasnet.ibge.gov.br/UploadPesquisa/PesquisarEmpresa

2) A participação é obrigatória?
As pesquisas realizadas pelo IBGE são de cunho obrigatório, e tem sigilo garantido, sendo respaldadas pela Lei no 5.534, de 14/11/68, modificada pela Lei no 5.878, de 11/05/73.

3) Fui contatado por telefone ou e-mail, mas gostaria de verificar a veracidade desse contato. Como fazer?
O IBGE está realizando as abordagens às empresas em regime de trabalho remoto. As informações sobre os funcionários que trabalham na abordagem podem ser verificados em www.respondendo.ibge.gov.br ("verifique a identidade do entrevistador") ou através do 0800-7218181.

4) Qual o prazo de entrega?
O prazo de entrega, para empresas com unidade de coleta no âmbito do IBGE de Santa Catarina, é em 15/09/2021.

5) Onde baixo o questionário?

Com informações do IBGE