Em comissão da Alesc, FIESC apresenta ações no enfrentamento à pandemia

Em reunião virtual da Comissão de Economia, Ciência e Tecnologia, o presidente Mario Aguiar destacou as doações de respiradores, câmaras para vacinas, oxímetros e medicamentos ao governo de SC

Florianópolis, 24.3.2021 - Em reunião virtual da Comissão de Economia, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa (Alesc), o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, apresentou um panorama das principais ações da entidade no enfrentamento à pandemia, como a compra de ventiladores pulmonares, câmaras de resfriamentos para conservação de vacinas, oxímetros, medicamentos usados na intubação de pacientes, entre outros, que foram doados ao Governo de SC e a outras instituições que atendem à população. A aquisição foi feita por meio de recursos obtidos pelo Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (FERA/SC), mobilizado pela FIESC no início da pandemia.

No encontro, Aguiar também ressaltou que a Federação criou protocolos para que a indústria pudesse operar com segurança e lançou o CoronaDados, um sistema de monitoramento de saúde, desenvolvido pelo SESI/SC. “É importante discutirmos as ações que foram feitas, as que estão em curso e as medidas que podemos adotar para enfrentar o momento, que é bastante difícil. Desde o início da pandemia, a FIESC se prontificou a colaborar com o governo do estado. Sempre dissemos que preservar a saúde era prioridade, mas manter a economia ativa e dinâmica era uma segunda prioridade. Fizemos todos os protocolos para que a indústria pudesse continuar em funcionamento”, explicou. Ele também destacou o alinhamento com o governo catarinense e a importância do Grupo Econômico, coordenado pelo secretário Paulo Eli, que se reúne semanalmente e acompanha a situação da pandemia no estado.

Na reunião, que também contou com a participação da Fecomércio-SC, o deputado Jair Miotto, presidente da comissão, chamou a atenção para a importância da indústria e do comércio. “Convidamos esses dois setores tão importantes da nossa economia para falar sobre a realidade que estamos vivendo em meio à pandemia e as dificuldades que eles estão enfrentando”, afirmou.