Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Escola S dá início ao ano letivo nesta segunda (8) com aulas presenciais

Atividades serão retomadas seguindo rigorosos protocolos para garantir a segurança dos alunos e de toda a comunidade escolar; em algumas unidades, o retorno será por meio de rodízio, por isso, pais e alunos devem se informar qual estratégia será adotada na sua escola


Florianópolis, 08.02.2021 - Mais de 6,1 mil alunos da Escola S, rede de educação básica integrada por SESI e SENAI, retornam às salas de aula nesta segunda-feira (8) em todo o estado para iniciar o ano letivo. As aulas presenciais serão retomadas seguindo rigorosos protocolos para garantir a segurança dos alunos e de toda a comunidade escolar. Em algumas unidades, o retorno será por meio de rodízio, por isso, pais e alunos devem se informar qual estratégia será adotada na sua escola.

::: Fale com a Escola S. 

As medidas visam minimizar os riscos de contágio no ambiente escolar e variam em cada região, como explica o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. “Em algumas escolas conseguimos dividir as turmas para que os alunos tenham aula presencial todos os dias. Em outras, o rodízio será necessário para permitir que todos frequentem a sala de aula pelo menos duas vezes na semana. Temos protocolos de segurança bem estabelecidos, como o uso de todos os equipamentos de proteção individual, higienização do ambiente e o distanciamento social nas salas”, descreve. 
Cartazes fixados nas unidades escolares comunicam informações sobre os sintomas da doença, o distanciamento físico nas salas de aula e nos laboratórios, e instruções sobre como utilizar, higienizar e descartar corretamente as máscaras. 

O acesso a tecnologias educacionais permitiu que as aulas seguissem virtualmente em 2020 e também será uma importante aliada este ano. “Além das aulas presenciais, as atividades online permanecerão para os alunos que estiverem em casa, para que não haja prejuízo algum de conteúdo, especialmente para os estudantes do ensino médio, que precisam alcançar uma boa performance em avaliações como o ENEM ou vestibulares”, acrescenta Fabrizio. 

Rafaela Camargo, aluna do segundo ano do ensino médio na Escola S em Florianópolis, contou que prefere as aulas presenciais por conta da integração entre alunos e professores, mas entende que o momento exige uma série de cuidados. "Percebi nesse primeiro dia que a escola está tomando as devidas providências para nos proporcionar um bom ensino", avaliou. 

O protocolo de biossegurança desenvolvido pela equipe de saúde do SESI atende ao plano de contingência do governo do estado, seguindo o estabelecido nas diretrizes para o retorno às aulas. O documento define as estratégias, ações e rotinas de resposta para o enfrentamento da pandemia. O conjunto de medidas é adaptado à situação de cada município e até mesmo de cada unidade escolar.
Os alunos também precisam informar diariamente suas condições de saúde à assistente virtual Cora, do CoronaDados. A ferramenta foi desenvolvida por SESI e SENAI para acompanhar a evolução do vírus nas pessoas que apresentam sintomas e contribui para acelerar as medidas de segurança. 
 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.