Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Governo do Estado amplia capacidade da rede hoteleira em SC e reforça regras sanitárias para temporada

Assunto foi debatido em reunião virtual do grupo econômico, no dia 10 de dezembro. Fórum é coordenado pelo governo de SC e conta com a participação do setor produtivo, parlamentares, entre outras entidades

Com o objetivo de reduzir a hospedagem clandestina em estabelecimentos sem fiscalização para garantir a segurança sanitária dos visitantes, o  Governo de Santa Catarina anunciou, no dia 14 de dezembro, novas regras de ocupação para a rede hoteleira na temporada 2020/2021. Pela normativa, fica permitida a lotação de hotéis e pousadas em sua capacidade integral em Santa Catarina. A regra, construída em parceria com representantes do setor turístico, passa a valer a partir do dia 21 de dezembro. No dia 10 de dezembro, o assunto foi debatido em reunião virtual do Grupo Econômico, coordenado pelo governo. No evento, o secretário da Fazenda, Paulo Eli, destacou a melhoria dos indicadores econômicos, mas ressaltou que há setores com restrições, como é o caso do turismo e hotelaria. O presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, sugeriu ao governo que estudasse a adoção de mecanismos que possam auxiliar no tratamento precoce de pessoas que estão na fase inicial da Covid-19.  

“Dia 17 de dezembro completaremos nove meses da data de promulgação do decreto 515, do governo catarinense. Foi um decreto importante porque naquele momento havia um desconhecimento sobre a doença e as formas de tratamento. Até se esperava que o período de pandemia fosse bem mais curto, mas parece que essa situação vai se prolongar por um bom tempo. Então, vejo que é preciso discutir medidas, notadamente, a questão da ação precoce”, explicou Aguiar. 

Ele colocou a FIESC à disposição para colaborar e informou que a entidade, por meio da plataforma CoronaDados, monitora diariamente a condição de saúde de cerca de 100 mil pessoas. Com aplicativos para celulares e aplicação web, o Coronadados permite acompanhar a evolução do vírus desde os primeiros sintomas e tomar as decisões certas para conter a disseminação. 

Situação do turismo: Durante a reunião, diversos participantes demonstraram preocupação com os segmentos de turismo e hotelaria, que foram bastante afetados pela pandemia. No final de novembro, o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) enviou ofício ao secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, defendendo revisão da redação das normas que limitavam a ocupação no segmento hoteleiro no estado. O documento foi assinado pelos presidentes da FIESC, FAESC, Fecomércio, Fetrancesc, FCDL, FACISC, Fampesc e pelo superintendente do Sebrae-SC.

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.