Aprovação de aditivo ao contrato é passo importante para destravar obras da BR-101

ANTT aprovou os termos aditivos para as obras no trecho Sul do Contorno de Florianópolis, na terceira faixa no trajeto original da BR-101 na região e na passagem do Rio Camboriú

Florianópolis, 09.12.2020 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) considera de extrema relevância a decisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de autorizar a assinatura do termo aditivo que permite o início das obras do trecho Sul do Contorno Viário da Grande Florianópolis e execução de terceira faixa no trajeto original da BR-101 na mesma região. Para a entidade, a aprovação é um passo importante para a melhoria das condições de trânsito na rodovia. “Os investimentos são necessários e devem ser feitos o mais rapidamente possível”, declarou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, para quem a rodovia é de importância essencial para o estado, o país e o Mercosul.

“Embora não resolva totalmente a questão urbana da Grande Florianópolis, o contorno é fundamental para a melhoria da trafegabilidade e da segurança dos usuários”, disse Aguiar.

A Deliberação nº 500, aprovada em 8 de dezembro e publicada no Diário Oficial da União desta quarta (9), contempla a celebração de dois termos aditivos ao Contrato de Concessão do Edital. Um desses termos prevê a execução do trecho entre os quilômetros 220,39 e 228,31 do Contorno da Grande Florianópolis, em sua parte Sul, e resulta da nova instrução técnica do Tribunal de Contas da União (TCU). Dessa forma, a ANTT reequilibrou a proposta de valores, cronogramas dos investimentos e custos operacionais relacionados à obra. O segundo termo permite a execução de terceira faixa no trajeto original da rodovia, entre os quilômetros 200,45 (em Biguaçu) e 216 (em Palhoça), além de obra de arte especial sobre o Rio Camboriú, no sentido marginal sul.

Para viabilizar a execução das obras, a ANTT aprovou o reajuste do pedágio a partir da zero hora do dia 12 de dezembro, que estará entre R$ 1,95 (para motocicletas) e R$ 23,40 para caminhões de seis eixos. No caso de automóveis, o pedágio passará de R$ 2,70 a R$ 3,90. Os valores serão praticados nas praças de São José dos Pinhais (PR) e dos municípios catarinenses de Garuva, Araquari, Porto Belo e Palhoça.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina