Lanznaster deixa exemplo de muita dedicação, empenho e amor ao trabalho

Presidente da Aurora Alimentos e vice-presidente da FIESC faleceu na madrugada deste domingo, 18, em Chapecó; na FIESC, foi vice-presidente para Assuntos Estratégicos, presidente da Câmara da Agroindústria e recebeu a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina (em 2006) e nacional (2015)

Florianópolis, 18.10.2020 – O industrial e cooperativista Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos e vice-presidente para Assuntos Estratégicos da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), faleceu, aos 80 anos, na madrugada deste domingo, 18, em Chapecó. “Lanznaster nos deixa o exemplo da dedicação ao trabalho, liderou com bravura o empreendimento cooperativo que administrou, colocando-o entre os maiores conglomerados do setor alimentício brasileiro”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, ao lamentar o ocorrido.

Antes de se tornar vice-presidente da FIESC para Assuntos Estratégicos, Lanznaster foi reconhecido pela entidade com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, em 2006. Em 2015, recebeu a comenda da Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). São as duas maiores condecorações da indústria catarinense e brasileira, respectivamente. Em vídeo gravado pela TV Indústria SC, por ocasião da homenagem nacional, Lanznaster expressou o exemplo que desejava deixar: “muita dedicação, empenho, amor ao que você faz; tem que ter muito amor, não vai desistir nunca; pode vir o que quiser, você não vai desistir, vai procurar alternativas”. No mesmo depoimento, ele expressou sua devoção ao agro. “A indústria transforma o metal em motor, automóveis, etc. O agro multiplica”.

Assista abaixo ao vídeo de homenagem da FIESC a Mário Lansnaster, divulgado na oportunidade da outorga da Ordem do Mérito Industrial da CNI, em 2015:

Considerado um dos maiores líderes do cooperativismo brasileiro das últimas décadas, Lanznaster vivia um delicado quadro de saúde desde 2018 em razão de um tumor no fígado. Era casado com Edirce com quem teve quatro filhos: Márcia, Fabiano, Fernando e Juliana. Tinha seis netos.

Nascido em 30 de junho de 1940, em Presidente Getúlio (SC), no Alto Vale do Itajaí, Mário Lanznaster se graduou em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 1968 começou a atuar como extensionista rural no Oeste de Santa Catarina. Em 1974 iniciou suas atividades na Cooperativa Central Aurora Alimentos, na função de assessor técnico, iniciando a implantação do programa de fomento à suinocultura, conhecido hoje como Suicooper. Chegou à presidência da Cooperativa Agroindustrial Alfa (de 1997 a 2009). Na Cooperativa Central Aurora foi vice-presidente a partir de 2002 e presidente a partir de 2007, chegando ao quarto mandato.  Por dois anos (de 2007 a 2009) exerceu simultaneamente as presidências da Aurora e da Alfa.

Na FIESC, também presidiu a Câmara da Agroindústria. Foi vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC), entre outros cargos comunitários que exerceu. Cursou Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina. Suinocultor há 40 anos e produtor de milho, feijão, soja e trigo desde 1984.  Nos 13 anos em que comandou a Aurora Alimentos, Mário Lanznaster implementou um poderoso programa de investimentos na estrutura industrial e na produção pecuária, consolidando um colosso cooperativista-empresarial-industrial que emprega diretamente mais de 34 mil trabalhadores e processa 1 milhão de aves/dia, 25 mil suínos/dia e 1,5 milhão de litros de leite/dia, com receita operacional bruta superior a R$ 12 bilhões por ano.

As honras fúnebres serão prestadas no Ginásio de Esportes da unidade Frigorífico Aurora Chapecó II (FACH II), à Rua Antônio Morandini, no Bairro SAIC, em Chapecó, a partir das 12 horas deste domingo (18/10).