Inteligência comercial é a chave para aumentar a competitividade

Transmissão pelo YouTube da FIESC nesta terça (8), que tratou do assunto, reuniu presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação, Maitê Bustamante, e o gerente de internacionalização da entidade, Yuri Caldeira

Confira a transmissão na íntegra

Florianópolis, 8.9.2020 – Informações estratégicas para alavancar o crescimento das empresas, alcançar novos mercados e ampliar a competitividade estiveram em debate em transmissão ao vivo nesta terça-feira (8), no canal do Youtube da FIESC. Participaram do encontro a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação, Maria Teresa (Maitê) Bustamante, e o gerente de internacionalização da entidade, Yuri Caldeira.

Na transmissão, Caldeira destacou a importância de captar e interpretar dados relacionados a mercado, cadeias de fornecimento e logística, entre outros fatores. “A inteligência comercial é a coleta, análise e sistematização de informações sobre mercados. Esses dados se transformam em conhecimento para fundamentar decisões estratégicas para as indústrias”, afirma. “Isso nos permite fazer uma reflexão bastante profunda de quais os objetivos se quer ter”, complementa o gerente de internacionalização.

Os recursos disponíveis para os empresários ampliarem a competitividade no mercado interno e externo também estiveram em discussão no encontro. A FIESC auxilia nesse sentido, oferecendo desde ferramentas especializadas até a capacitação e orientação das empresas, por meio do Programa de Internacionalização. “Nós da FIESC pretendemos cooperar com o empresário para que ele possa conhecer de maneira adequada e completa quais as variáveis extraídas dos dados, para que não perca oportunidade de ampliar capacidade competitiva e alcançar mercados compradores”, explica Maitê.

O gerente de internacionalização da entidade destacou a importância da inteligência competitiva e de mercado. “As empresas precisam de fato investir em conhecimento para alcançar os seus objetivos”, ressalta Yuri.

::: Quer saber mais sobre internacionalização? Acesse o portal da FIESC.

A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC fez um convite para que os empresários catarinenses busquem a Federação. “Trabalhamos para que as empresas, de todos os portes, possam permanecer no mercado, crescer e ganhar rentabilidade. Queremos colaborar com o desenvolvimento socioeconômico das empresas e da coletividade”, destaca.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina