Para aumentar doações, Hemosc intensifica campanha Empresa Solidária

Estratégia conta com o apoio da FIESC e tem o objetivo de retomar volume histórico de doações de sangue, que caíram 20% durante a pandemia do Covid-19

Florianópolis, 22.6.2020 - As coletas de sangue do Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc) caíram 20% a partir da pandemia da Covid-19, passando de 500 para 400 bolsas diárias. Conforme a entidade, a situação não se tornou mais grave, porque também houve redução das cirurgias eletivas. Como as estratégias presenciais de captação de doadores foram interrompidas, o Hemosc está ampliando a busca de doadores por meio da iniciativa intitulada Empresa Solidária, que tem a adesão e o apoio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

A iniciativa, existente desde 2006, apresenta algumas vantagens, como a doação de sangue de maneira organizada, sem prejuízos à produção das empresas. O Hemosc profere palestras e oferece transporte. Os agendamentos são definidos em acordo com a empresa parceira e a ausência do profissional do local de trabalho é estimada em três horas. Este modelo não gera absenteísmo, pois o trabalhador vai doar a partir de uma iniciativa da empresa. Porém, tem direito por lei (LEI 1.075 - de 27 de março de 1950), de uma vez por ano, ter o dia abonado devido à doação de sangue. Homens podem doar até quatro vezes por ano e mulheres, três vezes no mesmo período de tempo.

Na Hemorrede, estão cadastradas 2.426 organizações, entre empresas públicas ou privadas, ONGs, instituições religiosas, esportivas, entre outras. São 726 em Florianópolis, 586 em Blumenau, 371 em Joaçaba, 268 em Chapecó, 238 em Joinville e 215 em Criciúma.

Para mais informações, acesse www.hemosc.org.br.