Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

FIESC lança Protocolo Corona em evento digital nesta quarta (27) 

Iniciativa inclui aplicação que monitora a saúde dos trabalhadores para auxiliar o setor industrial no atendimento aos protocolos de segurança

:: Acompanhe a live que detalhará o Protocolo Corona nesta quarta-feira (27), às 10h, no canal da FIESC no YouTube. 



Florianópolis, 26.05.2020 – Para ampliar as atividades industriais de forma segura, a Federação das Indústrias lança nesta quarta-feira (27), em evento digital às 10 horas no canal da FIESC no YouTube, o Protocolo Corona,  um conjunto de serviços que visam reforçar ainda mais o papel de protagonismo das indústrias no enfrentamento do coronavírus. O objetivo é ajudar a indústria a traçar um plano de ação para reduzir a propagação da doença, com medidas como a adoção de equipamentos e sistemas adequados de proteção dos indivíduos, dos ambientes e da coletividade em geral, além da realização de testes e o monitoramento da saúde por meio de um software. 

A aplicação web, chamada de Coronadados, permite às empresas monitorarem a evolução do vírus entre seus colaboradores, desde os primeiros sintomas, e tomar as decisões certas para conter a disseminação. “Queremos que as cadeias produtivas sejam protagonistas na diminuição da velocidade da transmissão do vírus. Por isso, criamos protocolos de segurança que permitem às indústrias o acompanhamento da situação dos seus trabalhadores”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

O software é abastecido por dados informados pelos próprios trabalhadores, que respondem diariamente se apresentam ou não sintomas por meio de mensagens enviadas a um número de Whatsapp ou Telegram. Os líderes das equipes podem checar no sistema se os colaboradores já responderam à pesquisa e, assim, ampliar o engajamento com a ferramenta. “Com base nestas informações, as equipes de saúde e segurança do trabalho das indústrias podem agir, promovendo o isolamento preventivo, testes e ações de higienização do ambiente”, explica Aguiar. O sistema permite acompanhar o tempo de recuperação dos infectados e contribui para o chamado “achatamento” da curva de contaminação. 

"A estrutura sistêmica do Protocolo Corona define um conjunto de ações que as indústrias de cada setor podem realizar, como tratar as pessoas infectadas e manter a produtividade e a qualidade", explica o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. "Também inclui a adoção de equipamentos e sistemas adequados de proteção dos indivíduos, dos ambientes e da coletividade em geral, e a realização de testes em massa, devidamente planejados conforme a necessidade e situação", completa. O SESI orientará as indústrias sobre o melhor tipo de teste para o público e ajudará o setor produtivo a aplicar o melhor protocolo de saúde nos casos identificados.

O protocolo conta ainda com a adoção de ferramentas, sistemas e soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação para promover o monitoramento, rastreamento, análise e ação para isolar os infectados, preservar os não-infectados e manter o controle da pandemia.

:: Testes Covid-19 - Em linha com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a rede de saúde do SESI e a farmaSesi estão oferecendo testes para ampliar a testagem da população. Na rede farmaSesi, os testes são do tipo rápido e podem ser realizados nas lojas da rede nas cidades de Blumenau, Chapecó, Cocal do Sul, Concórdia, Correia Pinto, Criciúma, Florianópolis, Indaial, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Tubarão. Clique aqui e saiba mais sobre quem pode fazer o teste, como solicitar e quais são os valores e condições de pagamento.  

::: WhatsApp imprensa FIESC: Você é da imprensa ou da indústria? Cadastre-se para receber o nosso conteúdo. Basta salvar o número (48) 9 8405-1312 nos seus contatos e nos enviar uma mensagem, informando seu nome e o nome de sua empresa.

::: Telegram da FIESC: Também estamos no Telegram! Para participar do nosso canal, acesse: https://t.me/fiesc

Siga a FIESC nas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/FIESC
Twitter: https://twitter.com/FIESC
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/sistema-fiesc
Youtube: https://www.youtube.com/fiescnet
Instagram: @fiesc_oficial


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.