Industriais discutem ações para minimizar o impacto do coronavírus no setor

Florianópolis, 21.05.2020 – Industriais de todo o estado participaram nesta quinta-feira (21) de reunião virtual realizada pela FIESC para tratar das ações de enfrentamento ao coronavírus e o impacto no setor produtivo. No encontro, a Federação também detalhou sua atuação junto ao poder legislativo e judiciário na defesa dos interesses da indústria, amplificada por conta da pandemia causada pelo vírus.

“Estamos atuando para que o estado possa ter o menor impacto possível com essa pandemia. Santa Catarina é o estado que pode sair dessa situação mais rapidamente e fortalecido, como mostra a nossa história. Temos recebido demandas de várias indústrias para equacionar uma série de questões institucionais e jurídicas. Já estamos discutindo o modelo da nossa indústria para que possa estar preparada para um mundo que vai surgir no pós-pandemia”, frisou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. Recentemente, a Federação lançou o Projeto Travessia, que consiste em um plano para enfrentar a crise pós-coronavírus.

Entre os destaques da atuação da FIESC junto ao poder legislativo e judiciário estão: a sanção da Lei 13.988/20 que garante que, em caso de empate em julgamentos entre o fisco e o contribuinte, o voto de decisão será favorável ao contribuinte; as medidas provisórias 927 e 936 que buscam preservar emprego e renda; a retirada do regime de urgência na apreciação do projeto de lei (PLP 34/2020) que estabelece empréstimo compulsório pelas empresas, com juros definidos pelo Governo, para manter o equilíbrio fiscal do País; a concessão de crédito para micro e pequenas empresas; e apoio às emendas que tratam de crédito para o setor elétrico.

“No ambiente legislativo, temos várias demandas e acompanhar o volume expressivo de medidas provisórias e emendas é um desafio. Nosso trabalho tem sido incessante para cercar todas as iniciativas de deputados e senadores, e dessa forma estamos conseguindo defender os interesses do setor”, avaliou o presidente da câmara de assuntos legislativos da FIESC, Ronaldo Baumgarten.

No encontro, a gerente de saúde e segurança do SESI SENAI, Sendi Lopes, também apresentou os protocolos de segurança elaborados para a retomada da atividade industrial.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina