Setor empresarial e judiciário alinham ações do programa Novos Caminhos, que atende jovens em casas de acolhimento

Iniciativa oferece qualificação profissional e iniciou novos serviços, como atendimento odontológico a acolhidos, além de oficinas de nutrição aos gestores dos serviços de acolhimento

Florianópolis, 20.05.2020 – A Federação das Indústrias (FIESC), o Tribunal de Justiça e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) realizaram reunião virtual nesta quarta-feira (20) para alinhar ações específicas previstas para 2020 no programa Novos Caminhos. O atendimento a jovens que vivem em casas de acolhimento foi adaptado às exigências impostas pela pandemia causada pelo coronavírus. Além do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, e do diretor jurídico, Carlos Kurtz, participaram do encontro a desembargadora da Corregedoria-Geral da Justiça, Soraya Lins, e o juiz-corregedor Rodrigo Tavares; a desembargadora Rosane Wolff da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude; e a presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, Jussara Wandscheer.

Além de aprender mais sobre postura profissional e economia pessoal, os participantes do programa poderão participar gratuitamente dos cursos de educação básica (EJA), aprendizagem industrial, qualificação profissional, de curta duração e técnicos. Os acolhidos também serão atendidos nos cursos de contraturno escolar, oferecidos nos espaços de educação maker das entidades da FIESC. Em parceria com a Fesag, os jovens seguem recebendo atendimento psicológico.

O programa oferece atendimento em odontologia em 19 cidades, o que inclui orientação preventiva e profilaxia, e capacita gestores das casas de acolhimento com orientação nutricional para aprimorar a alimentação dos acolhidos. A prática esportiva também vem sendo articulada com entidades parceiras.

A iniciativa da FIESC, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, conta também com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), da Associação Catarinense de Medicina (ACM) e da Fundação Esag (Fesag).

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina