Institutos SENAI realizam integração de programas de inovação com indústrias

Depois de eventos com a Termotécnica (na segunda, dia 17) e WestRock (na terça, 18), nesta quinta (dia 20) será promovido o Workshop Ferramentaria 4.0, no qual serão discutidos projetos de inovação com a GM e apoiados pela Embrapii

Florianópolis, 19.02.2020 – Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia realizam nesta semana uma série de eventos em Joinville para promover a integração de programas e estratégias de inovação com indústrias. Na segunda (17) e na terça (18), foram promovidos encontros com a Termotécnica e com a WestRock, respectivamente. E nesta quinta (20) ocorre o Workshop Ferramentaria 4.0, que envolverá a GM e os projetos desenvolvidos com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Em Santa Catarina, o SENAI integra a Federação das Indústrias (FIESC).

No workshop desta quinta, os Institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser apresentarão projetos desenvolvidos em parceria com as indústrias, entre eles, o robô Snake, no qual foi adotado o princípio de biomimetismo: ele associa o movimento do braço humano com a agilidade de uma cobra. Na proposta, a engenharia busca na natureza soluções para problemas práticos, com a cinemática de serpentes em transposição de obstáculos. O robô foi desenvolvido para executar tarefas em locais de acessibilidade dificultada e espaços restritos. O equipamento se caracteriza pela agilidade e flexibilidade nas suas operações. Desta forma, cada unidade pode substituir de dois a quatro robôs convencionais, tornando assim a produção mais econômica. A sua concepção idealizada permite que seja adaptado a distintas aplicações, como de pintura, montagem de sistemas complexos, soldagem e inspeção de máquinas e equipamentos da indústria aeronáutica, petróleo e gás e automotiva. As aplicações do Snake desenvolvidas até o momento encontram-se em fase de testes em ambientes relevantes, etapa necessária antes da implantação em células piloto na indústria.

Será demonstrada uma versão atualizada e inédita do Snake, com novas funcionalidades em relação à versão anterior, que foi exposta em eventos da área de robótica. O evento se inicia às 13h30min, sendo na primeira hora aberto à imprensa para a demonstração do Snake. Após, será restrito aos profissionais das instituições e empresas parceiras nos projetos.

WestRock

Na terça-feira, dia 18, 25 profissionais das unidades da WestRock em Três Barras-SC e Campinas-SP participaram de um evento que envolveu os Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (Florianópolis-SC) e em Materiais Avançados e Nanocompósitos (São Bernardo do Campo-SP) o Instituto SENAI de Tecnologia em Logística de Produção (Itajaí). No encontro foram discutidas formas de cooperação em projetos de inovação. Um profissional da WestRock no Hub de Manufatura Avançada e Inovação Industrial que está sendo criado pelos Institutos de Inovação do SENAI em Joinville.

Termotécnica

Tendo a inovação como um dos seus pilares estratégicos, a Termotécnica promoveu nesta segunda-feira, dia 17, em parceria com SENAI, o 1º Innovation Day. A companhia convidou seis Institutos SENAI de Inovação do SENAI em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro para que apresentassem seus projetos nas áreas de engenharia de polímeros, materiais avançados e nanocompósitos, química verde, sistema de manufatura e processamento a laser, sistemas embarcados e logística de produção.

“Essa aproximação com os Institutos SENAI de Inovação faz parte da cultura da Termotécnica à exemplo da parceria de 25 anos que mantemos com a Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que é um caso de sucesso de cooperação indústria-universidade”, afirma o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira.

É um movimento também descrito pelo presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, como extremamente necessário para repensar a inovação nas empresas brasileiras. Ao integrar a missão ao Ecossistema de Inovação de Israel, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), no final do ano passado, o empresário se disse positivamente impressionado como o ecossistema de inovação realmente impacta na economia daquele país. “Todas as universidades de Israel possuem um centro de tecnologia, o que faz com que as inovações e invenções cheguem ao mercado. Nesse ecossistema integrado, as novas tecnologias são transferidas para a indústria. São desenvolvidas, testadas, modificadas e entregues ao mercado com velocidade e efetividade”.

Com informações da Logos Ag

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina