‘Novos Caminhos’ faz homenagem a jovens acolhidos da Grande Florianópolis

Programa oferece qualificação profissional a jovens de 14 a 18 anos

São José, 11.12.2019 – Jovens que vivem em casas de acolhimento na Grande Florianópolis e se destacaram no Programa Novos Caminhos foram homenageados nesta quarta-feira (11) em evento no SESI de São José. Os 49 alunos participam do programa de qualificação profissional que beneficia adolescentes que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento a se inserirem no mercado de trabalho. Instituições parceiras, equipes técnicas e empresas também receberam um reconhecimento pelo apoio ao projeto.

Desde 2013, o Programa Novos Caminhos já atendeu mais de mil jovens em todo o estado. Na Grande Florianópolis há hoje mais de 600 alunos ligados ao projeto que oferece atividades de aprendizagem, qualificação profissional e emprego efetivo em áreas como comércio e indústria. “Fazer com que esses jovens tenham a possibilidade de um futuro melhor é o que nos motiva a apoiar o programa”, diz Tito Alfredo Schmitt, vice-presidente da regional sudeste da FIESC.

A coordenadora estadual da Infância e Juventude, desembargadora Rosane Portella Wolff, parabenizou as entidades e empresas que apoiam os adolescentes e destacou o trabalho dos profissionais que dão suporte ao projeto. “Temos uma equipe que faz de tudo para que esses adolescentes se apresentem no mercado de forma digna, com valores. Sem eles, nada seria possível”, destacou a desembargadora.

Em 2020 o projeto vai passar por mudanças. Em parceria com a FIESC e o SESI, o Novos Caminhos terá na grade de ensino a educação maker e cursos voltados para a tecnologia. Rosana Mendes, gestora do programa na FIESC, diz que essa é uma forma importante de ampliar o leque de opções para que os aprendizes encontrem espaço no mercado de trabalho.

Iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) o Novos Caminhos tem hoje diversos outros integrantes: a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OABSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).

Com informações da All Press Comunicação.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244