Em reunião com a FIESC, Guedes se compromete com abertura negociada da economia

Ministro da Economia reuniu-se com empresários do setor de calçados na tarde de quarta-feira (11), em Brasília

Florianópolis, 12.12.2019 – O ministro da Economia, Paulo Guedes, reuniu-se nesta quarta-feira (11) com o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, e empresários do setor calçadista, em Brasília. A pauta do encontro foi a preocupação com a redução da tarifa de importação sobre produtos do segmento, que pode representar uma grave ameaça. “O custo da mão de obra no Brasil é o triplo do registrado no Vietnã. Por isso é importante que o movimento de abertura da economia, ao qual somos favoráveis, seja realizado com cuidado, para evitar que empresas brasileiras fechem as portas e demitam grande número de funcionários, já que este é um setor intensivo na contratação de trabalhadores, a exemplo do que ocorre com o segmento do vestuário”, explicou Aguiar.

“A reunião foi positiva porque o ministro se comprometeu a não realizar uma redução linear da Tarifa Externa Comum (TEC) e a avaliar a situação de cada um dos setores”, relatou Aguiar. “Também deixou clara a preocupação dele em fortalecer toda a cadeia produtiva”, completou. Os empresários recebem muito bem a sinalização do Ministério da Economia de desonerar a folha de pagamento, justamente um dos mais importantes componentes do chamado Custo Brasil, junto com outras questões, como o sistema tributário, além dos graves problemas de infraestrutura, que tornam desiguais as condições de competitividade de quem fabrica no Brasil, em relação a produtores de outros locais que disputam o mercado internacional com o País.

Além de Aguiar, participaram da reunião o vice-presidente Oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, o empresário Vilson Hermes (Grupo Dass), os empresários Pedro Grendene e Sérgio Hermel, que lideram algumas das maiores companhias brasileiras do setor, além do senador Tasso Jereissati, que é do Ceará, onde está instalado importante polo calçadista.