Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Pesquisadores do SENAI/SC recebem Prêmio Inventor 2019, da Petrobras

Equipe desenvolveu um sistema automatizado para pintar áreas planas e verticais de navios e plataformas; anúncio dos vencedores ocorreu nesta quarta-feira (11), no Rio de Janeiro

Florianópolis, 11.12.2019 – A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (11), no Rio de Janeiro, os vencedores do Prêmio Inventor edição 2019. Entre eles, estão pesquisadores do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura, de Joinville, que desenvolveram um sistema automatizado para pintar áreas planas e verticais (com autonomia de 2.250 m2 a cada 11 horas, a uma velocidade de 220 m2/hora) de navios e plataformas. Foram reconhecidos os pesquisadores Ismael Secco, Ariel Rezende, Walter Kapp e André Zanatta, que hoje atua em Minas Gerais. André Koebsch, pesquisador da Petrobras, também integra a equipe que atuou no projeto. 

O equipamento foi testado em uma plataforma com oito graus de inclinação, situação inviável para uma pessoa, mas possível para o robô. Além de aumentar a produtividade, a pintura por meio automatizado reduz sensivelmente o risco de acidentes de trabalho. O robô de pintura foi patenteado pela Petrobras em coautoria com o SENAI e está em processo de licenciamento de tecnologia. 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244
 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.