FIESC debate mercado de gás em SC

Para presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, Terminal Gás Sul (TGS) que será instalado na Baía da Babitonga, no Litoral Norte, deve garantir fornecimento de insumo fundamental para o setor industrial

Florianópolis, 05.12.2019 – O mercado de gás natural em Santa Catarina foi tema do encontro da Câmara de Assuntos de Energia, que reuniu diversos representantes do setor nesta quinta-feira (5), na sede da FIESC, em Florianópolis.

No evento, o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, ressaltou que a indústria de Santa Catarina é destaque no país em desenvolvimento e a discussão desse insumo é fundamental. “Sabemos da importância do fornecimento de gás para a produção da nossa indústria”, afirmou.

Aguiar comemorou a liberação do governo federal, nesta semana, do Terminal Gás Sul (TGS) que será instalado na Baía da Babitonga, no Litoral Norte do estado. “Podemos nos tornar um estado exportador de gás. Além da garantia de fornecimento dessa importante molécula, há ainda a questão dos impostos que poderemos arrecadar”, expõe. O tema também foi debatido no encontro pelo diretor de desenvolvimento de negócios da Golar Power Latam, Edson Real.

O presidente da Câmara de Assuntos de Energia da FIESC, Otmar Müller, reforçou que há uma grande disponibilidade de gás no mercado mundial, mas as dificuldades se referem justamente ao transporte, o que pode ser solucionado com o novo terminal. “O Gasbol já atingiu seu limite técnico de transporte. Além disso, nossa rede está restrita ao litoral do estado; é importante que se estenda ao interior”.

No encontro, o diretor presidente da SC Gás, Willian Lehmkuhl, tratou das perspectivas de suprimento de gás natural e dos investimentos planejados na rede de distribuição. O evento ainda promoveu o debate com diversas entidades do setor.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina