Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Estudantes criam roupas para dar autonomia a pessoas com deficiência

Oito projetos do SENAI em Guaramirim e Brusque serão apresentados em desfile que será realizado no Hotel Majestic, em Florianópolis, nesta sexta-feira (29)

Florianópolis, 27.11.2019 – Oito estudantes de moda do SENAI em Brusque e Guaramirim apresentam nesta sexta-feira (29) coleções criadas para facilitar a vida de pessoas com deficiência. Eles são finalistas do Prêmio Brasil Sul Moda Inclusiva, promovido pelo Instituto Social Nação Brasil com o apoio do SENAI. O desfile ocorre no Hotel Majestic, em Florianópolis, a partir das 19h30. 

Gabriela Petry está entre as finalistas e criou peças para pessoas que usam cadeira de rodas. São tecidos em algodão que, diferentemente dos sintéticos, são mais absorventes e facilitam a transpiração da pele, evitando que o suor permaneça no corpo. Aviamentos e modelagem visam dar autonomia ao usuário, facilitando os movimentos sem machucar a pessoa.

A coleção “aves em extinção”, com combinações esportivas, foi criada para cegos ou pessoas com baixa visão. Foram desenvolvidos looks feminino adulto, masculino adulto e infantil e um para o cão-guia, todos com tecido impermeável. As jaquetas, macacão e capa de chuva têm a opção de se transformar em bolsa e a calça infantil é adaptada para bermuda. Também foram incluídos bolsos utilitários para acondicionar objetos em geral. 

Os looks criados por Milaine Cristine foram desenvolvidos para pessoas que usam cadeira de rodas e inspirados em teatro de época. As peças trazem elementos mais sofisticados para festa, com tecidos em algodão. 

São finalistas da sétima edição do prêmio os alunos Abner Messias Neri, Angélica Lana Gonçalves, Laryssa Dias, Letícia Gomes, Jovana de Lima Correa, Lucas Cortez Teodoro da Silva, que frequentam a aprendizagem industrial de Costureiro Industrial do Vestuário e Assistente de Produção na Confecção de Roupas em Guaramirim, e as estudantes Gabriela Petri e Milaine Cristine Iatzack, que cursam técnico em Vestuário no SENAI de Brusque. 

No ano passado, a aluna do SENAI em Guabiruba, Eliana Baron, venceu o prêmio e ganhou 80 metros de tecido da Renaux View, estágio por uma semana na empresa para criar a própria coleção e as etiquetas para aplicar em três coleções, oferecidas pela Haco, além de licença para aplicações desenvolvidas pela Audaces. Marco Antônio de Faria Filho, aluno do SENAI em Brusque, conquistou o terceiro lugar no prêmio. 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244
 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.