Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Em São Miguel, encontro mostra como pequenas e médias podem ingressar no comércio internacional

Inscrições são gratuitas. Evento será realizado no dia 3 de dezembro, das 18h30 às 21h, no SENAI. Iniciativa é da FIESC e vai reunir indústrias que ainda não exportam e aquelas que querem ampliar as vendas ao exterior

Diálogo Empresarial
Quando: no dia 3 de dezembro
Onde: no SENAI em São Miguel do Oeste
Horário: 18h30 às 21h
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 220 – Agostini

Florianópolis, 28.11.2019– A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realiza em São Miguel do Oeste o Diálogo Empresarial, no dia 3 de dezembro, das 18h30 às 21h, no SENAI. No encontro, voltado à direção das empresas e aos profissionais de comércio exterior, será apresentado o Programa de Internacionalização da Indústria de Santa Catarina e serão discutidos os desafios enfrentados pelos empresários na área. As indústrias participantes também vão realizar um diagnóstico para avaliar o grau de maturidade em que se encontram em relação à internacionalização. As inscrições são gratuitas. Confirme sua presença no link a seguir: https://fie.sc/35oWYLF

Em São Miguel, encontro mostra como pequenas e médias podem ingressar no comércio internacional

O Programa tem o objetivo de tornar as indústrias mais competitivas e prepará-las para as diversas possibilidades que o mercado internacional oferece, seja exportação, importação ou alianças para fazer frente aos concorrentes internacionais presentes no Brasil e no exterior. Estima-se que cerca de 2,5 mil empresas catarinenses exportam, sendo que 1,4 mil delas são micro e pequenas. Estas, entretanto, respondem por apenas 2,5% do total (dados de 2018).

Por que participar do encontro?
Indústrias de todos os portes poderão solucionar as dúvidas sobre comércio exterior, com orientação da FIESC em parceria com o Sebrae, Apex-Brasil, Banco do Brasil e demais parceiros. Todas essas entidades têm atendimento especial para as companhias de pequeno porte.

Ferramentas gratuitas:
Durante os eventos, as empresas conhecerão ferramentas e serviços de inteligência comercial internacional da FIESC que vão auxiliar no desenvolvimento de novos mercados para exportação e que permitem levantar informações sobre concorrentes nos países de interesse, preços internacionais cobrados pelos concorrentes, etc. 

Ouvir a indústria:
A FIESC quer ouvir quais são os entraves que a indústria enfrenta no dia a dia para atuar no comércio exterior. Com base nessas informações, a Federação pode atuar em conjunto com órgãos governamentais e outras instituições no sentido de buscar soluções para os desafios. Além disso, poderá formular ações de atendimento às demandas da região. 

Ações para a região:
A partir das reuniões, a FIESC, por meio do Programa de Internacionalização, pode levar capacitações específicas para a região, formatar missões setoriais, promover rodadas internacionais de compradores para os produtos da região e incentivar a participação em feiras, com subsídio governamental, por exemplo. 

Por que empresas que não atuam no comércio internacional devem participar?
A indústria vai compreender como a FIESC está trabalhando, em parceria com o governo e demais entidades, para desmistificar o comércio exterior e apontar as vantagens que ele oferece em competitividade. 
As empresas também vão conhecer como adquirir matérias-primas importadas de maneira mais competitiva.
No encontro, as indústrias também serão orientadas sobre os riscos e oportunidades do acordo Mercosul-União Europeia e poderão se preparar melhor para esse novo cenário. 

Quanto custa participar do Programa de Internacionalização?
A participação no Programa é gratuita. A empresa só vai pagar por capacitações, serviços complementares ou ações em que não há similar gratuito disponível. A maior parte do material de apoio disponibilizado já existe e pode ser acessado de forma on-line. O que a FIESC faz é orientar a empresa sobre o passo a passo para ingressar com segurança no mercado internacional. 

Quem pode participar do Programa de Internacionalização?
Empresas do setor industrial. Não importa o tamanho e o nível de atividade de comércio exterior que elas executam. A única exigência é que tenham no negócio produção de bens.



 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.