Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Drones e robôs enfrentam desafios em evento de educação tecnológica

Universo #VemFazer SESI SENAI reúne quatro iniciativas: o Torneio de Robótica Challenge SESI SENAI, as seletivas para a WorldSkills, o Inova SENAI e o Mundo SENAI; evento gratuito se inicia nesta quinta (24), no SESI SENAI de Jaraguá do Sul  

 
Florianópolis, 21.10.2019 – Cerca de 20 mil pessoas devem passar pelo Universo #VemFazer SESI SENAI, evento de educação tecnológica que as entidades da FIESC realizam a partir desta quinta-feira (24), em Jaraguá do Sul (acesso pelo SENAI, R. Isidoro Pedri, 263 - Rio Molha). Atividades ‘mão na massa’, festival de drones e desafios de robôs e karts elétricos estão na programação que é gratuita e aberta ao público das 8h até as 20 horas (no sábado, dia 26, o evento se encerra às 14 horas). 

:: Inscreva-se no Universo #VemFazer SESI SENAI
 
O Universo reúne quatro grandes eventos: o Torneio de Robótica Challenge SESI SENAI, as seletivas para a WorldSkills, o Inova SENAI e o Mundo SENAI. “A indústria 4.0 é uma realidade e, para evoluir com ela, precisamos estar preparados para enfrentar os desafios, incentivando talentos e desenvolvendo competências requeridas nesta nova economia”, destaca o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, lembrando que a iniciativa também inspira crianças e jovens a seguir carreiras mais tecnológicas, tendência da nova indústria.

O diretor regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira, lembra que as entidades da FIESC investem continuamente na modernização de recursos e do processo de ensino. “Estamos sempre em busca ferramentas que possam contribuir para a formação de profissionais de excelência. Se falarmos na rede SESI SENAI, realizamos em 2018 mais de 253 mil matrículas desde a educação básica até pós-graduação”, frisa. “Estamos focados no desenvolvimento dos jovens e na preparação deles para as novas tecnologias e profissões do futuro, garantindo oportunidades para as novas gerações”, completa. 

Além das atrações tecnológicas, uma programação paralela ao evento e voltada às empresas abordará temas como saúde, programas de investimentos em inovação, tração, mobilidade elétrica e energia renovável. O Espaço WEG exibirá projetos e equipamentos sobre mobilidade elétrica e energia renovável. Empresas da região, que representam sindicatos industriais filiados à FIESC, expõem na Mostra Indústria produtos e serviços. Há programação dedicada a educadores e oficinas que envolverão pais e filhos. Confira a programação.

:: Torneio de Robótica Challenge SESI SENAI
A primeira edição do torneio reunirá cerca de 30 equipes de escolas SESI SENAI e também de escolas públicas e particulares da região. A competição é considerada preparatória para a nova temporada da FIRST Lego League (FLL), que Santa Catarina realiza nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2020, em Jaraguá do Sul, com o tema ‘vida nas cidades’. 

Outras seis equipes disputam vaga na etapa nacional do FIRST Tech Challenge - FTC (Desafio tecnológico) e a F1 in Schools (F1 nas Escolas). No FTC, as equipes vão projetar, prototipar e produzir as peças de acordo com especificações técnicas. O robô do FTC terá de cumprir missões, de maneira autônoma e por rádio controle. 

Na F1 in Schools, um programa educacional vinculado à Fórmula 1, os estudantes são desafiados projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1. Algumas peças podem ser feitas em impressoras 3D. O carro, que deve ter no mínimo 50 gramas, será impulsionado apenas por um cartucho de gás de CO2. Eles são projetados para percorrer 20 metros de distância o mais rápido possível, suportando as forças da aceleração na partida, travessia do percurso e desaceleração física após cruzar a linha de chegada.

Já no desafio Land Rover 4x4 in Schools a equipe precisa projetar e construir um veículo com tração nas quatro rodas (4x4) controlado por rádio, com especificações. O veículo deve ser capaz de trafegar com êxito numa pista de teste projetada para o desafio e deve funcionar como um veículo 4x4 em escala real em uma situação off-road.

:: WorldSkills
O SENAI promove no Universo #VemFazerSESISENAI encontro preparatório para a WorldSkills 2021 que será realizada em Shanghai, na China. Onze ocupações estarão em disputa no Universo. Os alunos conhecerão aspectos relacionados ao torneio e realizarão provas simuladas para se ambientarem a maior competição de educação profissional do mundo. 

:: Inova SENAI 
Na Mostra Inova SENAI serão apresentados 20 projetos. A iniciativa tem como objetivo desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.

:: Mundo SENAI 
Quem passar pelo evento poderá conferir as oportunidades oferecidas pela educação profissional, que podem auxiliar os jovens a escolher uma carreira na indústria. Os visitantes conhecerão recursos aplicados nas salas de aula de SESI e SENAI e projetos desenvolvidos pelos estudantes, nos quais eles demonstram seus conhecimentos e habilidades. A execução de atividades práticas, relacionadas a situações reais da indústria, é uma das características da metodologia educacional do SENAI. O modelo fortalece o aprendizado e, pelo seu caráter lúdico, reduz a evasão escolar.

WEG e SESI ainda promovem grand prix de inovação voltado para a saúde no trabalho com desafios a serem explorados pelos participantes. Empreendedores, startups e estudantes vão pensar em soluções para a redução do absenteísmo por atestado médico, o aumento do engajamento das pessoas para mudanças comportamentais e para melhorar a atenção do cidadão com a saúde. Os desafios vêm da indústria WEG, da Secretaria de Saúde Pública Municipal e do SESI Jaraguá do Sul.

Os visitantes também poderão participar de atividades makers (mão na massa), oficina de fotografia e experimentos científicos no caminhão do SESI Ciências.

Confira a programação completa: 
•    Torneio de Robótica Challenge SESI SENAI;  
•    Seletiva Interna SC F1 in Schools;     
•    Seletiva Interna SC FIRST Tech Challenge (FTC);
•    Seletiva Interna SC 4x4 Land Rover in Schools; 
•    Mundo SENAI; 
•    Mostra da Indústria;                                                              
•    Seletiva WorldSkills;                                                             
•    Inova SENAI;                                                           
•    Festival de Drones;                                                              
•    Palestras Técnicas/ Workshop/ Minicursos;                                                           
•    Grand Prix;                                                                   
•    Mostra Tecnológica;                                                             
•    Mostra de Laboratórios e Oficinas;                                                             
•    Atividades Maker/ Oficina de Robótica;                                                                  
•    Atividades SESI Saúde/Segurança;                                                            
•    Unidades Móveis SESI SENAI;                                                                     
•    Desafio de Robôs;                                                                
•    Desafio de Kart Elétrico;                                                                  
•    Brincadeiras Infláveis;                                                                      
•    Atividades Esportivas;                                                                     
•    Atrações Culturais;                                                               
•    Food Trucks. 

:: Envie e-mail para franciele.h.troscki@sc.senai.br e agende a visita da sua escola. 


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244
 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.